Cuidados com as unhas: Pequenos sinais podem revelar graves problemas!

Cresce o número de problemas nas unhas resultado de intervenções como unhas de gel e outras, veja como se cuidar

Nos dias de hoje, as unhas decoradas ou de gel são um verdadeiro sucesso em nossa sociedade.

Muita gente até já deve estar pensando nas unhas para o ano novo, mas notícias recentes indicam que é preciso tomar cuidado, pois muitos procedimentos desastrosos, com consequências graves têm sido relatados. Veja a seguir

Cresce o número de problemas nas unhas

O caso recente mais emblemático foi da especialista em logística Jennefer Souza, de 24 anos, que teve a ponta do dedo removida após complicação com unha acrigel em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Ela foi para o hospital após perceber a formação de pus e uma dor terrível, diz ela.

cuidado com as unhas
cuidado com as unhas

O caso dela chamou atenção, mas alguns procedimentos como as unhas de gel, unhas de fibra, e unhas postiças em geral, requerem cuidados e não podem ser feitos sem o auxílio de profissional responsável.

Veja a seguir como cuidar bem das suas unhas.

Como cuidar bem das unhas?

Manchas, pus, vermelhidão nas cutículas e ardência nos cantos das unhas podem ser o sinal para problemas mais graves, que se não tratados com rapidez podem evoluir para coisas graves como infecções e até amputações como no caso acima.

Veja a seguir então como tratar bem das suas unhas:

Não retire totalmente a cutícula – ela existe ali por um motivo muito importante. Ela tem a função de proteger as unhas de infecções bacterianas ou fúngicas.

Desta forma, é ideal não retirá-la. Mas se realmente precisa mexer nisso, pelo menos não remova tudo.

Porque quanto menos você retira, menos você tem que remover, porque se você não retirar a cutícula ela vai ficando cada vez mais fina.

Dê tempo para suas unhas – se você gosta de usar unhas de gel, postiças e etc, dê alguns dias sem usar nada, se você vier utilizando com frequência. Isso ajuda a unha a se recuperar e “respirar”.

Evite calçados fechados – se você usa tênis o dia todo, pode ser necessário deixar seu pé descansar e respirar um pouco, pois as unhas em contato com suor e calor do ambiente abafado, podem desenvolver fungos e micoses, ainda mais se não estiverem cortadas e aparadas de forma higiênica.

Evite calçados fechados
Evite calçados fechados

Cuidado no corte das unhas – A verdade é que cortes mal feitos facilitam o encravamento das unhas. E também, use sempre uma boa lixa para aparar os cantos que o alicate não alcança

Cuidado com a alimentação – Se você quer que suas unhas parem de quebrar à toa, a recomendação dos nutricionistas é ter uma alimentação com mais ferro e cálcio (peixe, carne, espinafre e iogurte), vitaminas e zinco (frutos do mar, linhaça), pois eles ajudarão a fortalecê-las para um crescimento saudável.

Em conclusão

Bem caros leitores , esperando que essa matéria te inspire a ter mais cuidado com suas unhas e tenha mais saúde.

Por fim, já foi tratado aqui em outro artigo sobre por que tomar sucos detox, leia e aproveite.

Sugestões e dicas deixe nos comentários!

Deixe um comentário