Os melhores lugares para saltar de parapente no Brasil

O parapente, ou paraglider, é um esporte radical muito popular no Brasil e no mundo. Um pouco parecido com o paraquedismo, nessa modalidade, o indivíduo também salta de um ponto alto com a ajuda de um paraquedas que se abre para que ele fique planando no ar. Contudo, ao contrário do paraquedista, o parapentista possui um voo mais tranquilo e dinâmico, permitindo que ele aprecie a paisagem, mas sem deixar de lado a adrenalina. Portanto, se você tem interesse em saltar pela primeira vez ou já voa há algum tempo, continue acompanhando o post de hoje e veja os melhores lugares do Brasil.

  1. Morro Boa Vista, Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, abrigando diversas empresas e indústrias importantes, assim como muita natureza preservada ao redor. Justamente por essa união de desenvolvimento e paisagens naturais, muitos decidem procurar uma imobiliária em Jaraguá do Sul a fim de instalar-se de vez no município.

O Morro Boa Vista possui três picos, sendo que no alto, logo depois das antenas, há uma área plana com rampa de voo livre. O local é ideal para decolagens de parapente, sendo palco de competições estaduais e até mesmo nacionais, com 870 metros de altura.

  1. Morro do Careca, Balneário Camboriú, Santa Catarina

O Morro do Careca possui 80 metros de altitude litorânea, permitindo voos tranquilos e seguros. Inclusive, em época de alta temporada o céu fica cheio de pontinhos coloridos sobrevoando o belo mar. Sendo assim, para quem quer um toque de aventura durante a viagem e apreciar paisagens incríveis, esse é o lugar ideal, sendo que podem ser feitos voos duplos com tranquilidade. Os voos duram cerca de 15 minutos e o Morro do Careca está localizado na divisa entre Balneário Camboriú e Itajaí.

  1. Pedra Bonita, Rio de Janeiro

A Pedra Bonita é considerada um dos melhores lugares do Brasil para voar de parapente, sendo extremamente popular no âmbito nacional e internacional. Localizada na Floresta da Tijuca, ela atrai muitos praticantes de parapente, possuindo quase 600 metros de altitude. Durante o voo é possível apreciar a famosa Pedra da Gávea, o Corcovado e o incrível Morro dos Dois Irmão. Fácil de acessar, o parque tem várias trilhas de acesso, sendo que por trilha a subida pode durar cerca de 30 minutos.

  1. Praia do Sol, João Pessoa, Paraíba

A rampa da Praia do Sol é uma das mais visitadas da região, visto que os ventos fazem com que esse seja um ótimo ponto para voar de parapente. Inclusive, o local é muito indicado para iniciantes devido às condições de vento, que são fortes e ideais. Na cidade existem três rampas adequadas para salto, sendo possível sobrevoar mais de mil metros de altitude com segurança apreciando os mirantes, mar, coqueiros, falésias coloridas, etc.

  1. Rampa de Ubá, Castelo, Espírito Santo

A Rampa de Ubá é a mais famosa da cidade, sendo que já foi palco por quatro vezes da Copa Mundial de Parapente e diversos outros campeonatos brasileiros. Sendo assim, é considerado um dos melhores lugares para voar no Espírito Santo e também no Brasil. Ele está a cerca de 950 metros de altitude, ficando popular em todo o mundo devido às formações térmicas, boas condições de voo e vários pousos próximos. Além disso, é possível realizar decolagens simultâneas, possuindo uma paisagem incrível para apreciar durante o voo, com montanhas, precipícios, cachoeiras e toda a natureza intocada.

  1. Governador Valadares, Minas Gerais

Governador Valadares é um dos melhores lugares do Brasil para voar de parapente e praticar voo livre, sendo palco de diversos campeonatos devido às excelentes características meteorológicas, inclusive o mundial de parapente. Uma boa dica é voar ao entardecer no Pico do Ibituruna, o melhor da região, visto que dessa forma é possível apreciar o belo pôr do sol a cerca de 1200 metros acima do nível do mar. O local ainda conta com mais de 10 rampas naturais e de madeira, todas em ótimo estado de conservação. Aqui ainda é possível voar mais alto e por mais tempo devido à formação de térmicas duráveis, uma excelente característica para os voos.

  1. Ninho das Águias, Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

Essa cidade é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha e com certeza irá promover paisagens incríveis durante seu voo. A região é cercada por montanhas e picos ideais para a prática do esporte, sendo um dos lugares mais conhecidos do país para tal. O Ninho das Águias está a cerca de 8 km do centro da cidade, possuindo rampas gramadas e também de concreto, todas em ótimas condições.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores lugares para saltar de parapente, já pode escolher qual será seu próximo voo. Lembre-se de que, caso seja iniciante, é fundamental contar com uma empresa especializada para garantir total segurança e melhor experiência de voo.

Deixe um comentário