Saiba quais são as melhores combinações para equilibrar o sabor do chocolate

Quem não resiste a um chocolatinho como sobremesa depois de uma refeição, não é mesmo? Quando consumidos com moderação, as receitas que envolvem chocolate ao leite ou amargo podem ser muito bem degustadas, deixando a vida mais doce e gostosa.

Se você quer que sua receita com chocolate fique ainda mais gostosa, vale a pena conhecer algumas das melhores combinações que podem ser feitas com ele.

Abaixo, confira uma lista de ingredientes com os quais vale a pena realizar essa mistura.

melhores combinacoes para equilibrar o sabor do chocolate
Imagem de Alexander Stein por Pixabay

Coco

O coco já é encontrado em vários chocolates presentes nas lojas e mercados, comprovando que essa é uma parceria de sucesso e que agrada o público.

Em casa, ele pode ser combinado na preparação de mousses, bolos e até mesmo de ovos de Páscoa caseiros.

Para isso, pode-se utilizar tanto a fruta em pedaços ou optar pelo coco ralado, desde que mais grosso. Dessa forma, ele pode ser utilizado para preparar a base do ovo ou creme para recheá-lo.

Frutas vermelhas

Existe algo inexplicável e atraente na combinação entre chocolate e frutas vermelhas. Morangos, amoras, framboesas e cerejas são caracterizadas por ter um sabor mais azedinho, costumando casar muito bem com aqueles chocolates que são mais doces, como no caso do branco e do ao leite.

Limão siciliano

Por falar em azedo, outra possibilidade de combinação é o uso do limão siciliano na receita. Assim como no caso citado acima, seu sabor costuma casar muito bem com o chocolate branco.

Assim, ele é uma alternativa interessante para fazer um delicioso creme ou para rechear um ovo de Páscoa.

Nozes

Outra fruta que proporciona uma boa combinação são nozes, além das castanhas e amêndoas — tanto que elas costumam estar presentes em vários chocolates comercializados.

Além do sabor, elas ainda têm a vantagem de combinar com qualquer tipo de chocolate. O único “porém” é se certificar que quem irá comer a receita não tem nenhum tipo de alergia a essas frutas.

Uva passa

No Natal, a uva passa é tema de debates acalorados e divide a opinião das pessoas. Porém, ao ser misturada com chocolate, essa combinação pode ser melhor apreciada, tanto em receitas de chocolate amargo quanto ao leite.

Uma dica para quem quiser fazer um ovo de Páscoa caseiro é utilizá-la na casca do ovo, sem precisar colocá-la no recheio.

Caramelo

Para quem procura preparar uma sobremesa muito doce, uma boa recomendação é combinar chocolate ao leite e chocolate branco com caramelo, que geram um resultado delicioso.

Mas se a ideia é utilizar o caramelo para algo mais suave, aí a indicação é que a combinação envolva o chocolate amargo.

Pimenta

Essa é uma combinação com a qual muitas pessoas podem ter um pé atrás, mas acredite, pode muito bem ser aproveitada. Normalmente, ela combina com chocolates amargos.

Usar um ganache com pimenta no preparo da sua receita certamente deixará o resultado mais gostoso e sofisticado.

Qual a diferença entre o café com leite e o cappuccino Descubra agora

Café

Também é possível obter ótimos resultados misturando algumas bebidas com o chocolate. A primeira delas é o tradicional café, que pode ser usado para temperar uma receita que esteja utilizando chocolate amargo.

Com isso, se quiser deixar o gosto mais forte (e saboroso, claro), considere o uso da bebida na hora de preparar os recheios ou as caldas.

Vinho

Outra bebida que pode ser utilizada para obter combinações deliciosas é o vinho, sobretudo no preparo de recheios e coberturas.

Se a receita pedir o uso de chocolate ao leite, use vinhos tintos. Já no caso do chocolate branco, a melhor combinação é com os vinhos brancos e espumantes, que harmonizam melhor.

Outras pessoas estão lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *