Qual a diferença entre o café com leite e o cappuccino? Descubra agora!

São dois preparos de café bastante populares e ambos levam leite à composição. Existem várias diferenças entre o cappuccino e o café com leite. Uma delas é que o café com leite é apenas a combinação entre os dois componentes, enquanto o outro tipo é produzido com café, leite e a espuma dele.

 

Esses cafés são muito utilizados em cafeterias, padarias e bares no mundo inteiro. Geradas a partir do café e do leite percebemos que a bebida é muito deliciosa a qualquer tipo de gosto, mas há alguns pontos diferentes entre elas. Veja, a partir de agora!

A diferença entre os dois tipos

Mesmo que levem a mesma composição que o café e o leite, existem diferenças entre eles. O maior diferencial está na preparação da mesma forma que o café com leite tem uma quantidade equivalente a do café quanto ao leite. O café com leite é mais forte por não ter ou dispor de espuma, mantendo seu gosto equilibrado e de simples preparo.

 

Já a outra variação, o gosto do leite fica mais evidente por envolver uma espuma de leite com o leite vaporizado, se transformando em um café cremoso e espesso, habitualmente incrementado com canela ou cacau, como seu modo de preparo mais extenso.

 

De onde surgiram ambos?

 

Café com leite

Emergiu da Europa com a importação de café, onde resolveram mesclar o leite no intuito de conseguir uma bebida energética derivada da cafeína e com diversos nutrientes por meio do leite. Porém essa ideia não deu resultado porque grande parte dos países europeus não produz leite.

Cappuccino

Existem diversas versões sobre como foi o surgimento desta variação, a maior delas é por meio de um monge chamado Marco D’Aviano, que foi o autor da receita. Enviado para Viena para dialogar com os europeus e convencê-los a formar fronteira para combater os turcos que haviam cercado a cidade.

 

Segundo relatos, neste período de sua permanência na Áustria, ele adentrou a uma cafeteria e pediu um café, mas achou a bebida muito forte. Em seguida pediu leite para amenizar o amargo. O garçom que o servia ficou fascinado enquanto o monge manejava a mistura que o apelidou de Kapuziner, pois a bebida estava alva como a túnica do monge.

 

Trazendo a reinvenção do café com leite na Itália, que se tornou mais elaborada ao passar dos anos com criação de máquinas que permitem produzir o leite vaporizado e café expresso. O derivado dessa variação é a tradução de “cappuz”, fazendo a junção que significa capuz pequeno, termo baseado nos megrens franciscanos que remete a cor marron de suas vestimentas.

De que forma é feito o café com leite?

O clássico e famoso café com leite é uma receita mega fácil como já sabemos em sua composição adicione café e leite na mesma quantidade, com 1/2 de café tradicional ou expresso 1/2 de leite fervido ou aquecido.

 

Além disso, é possível adicionar, um leite vaporizado para criar uma camada fina de espuma na superfície transformando assim o café com leite no conhecido Café Latte.

De que forma é feito o Capuccino?

Essa bebida é uma tradicional italiana, é produzida por uma mistura de café expresso com leite vaporizado e espuma. Porém no Brasil o modo de preparo costuma ser bem mais incrementado com um pouco de chocolate ou canela em pó, também pode ser produzido de outras maneiras como cápsulas de café e café solúvel que vendido em mercado.

 

O capuccino clássico é produzido com a proporção de 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. Proporcionando uma bebida espessa e cremosa com uma camada de leite na superfície o sabor inconfundível do café.

Qual o melhor entre os dois?

Por ter variados tipos de café e também inúmeros gostos é difícil apontar qual é o melhor tipo de café, mesmo tendo apenas essas duas opções, apesar de que existem alternativas não apresentadas neste texto.

 

Cada tipo é para atender diferentes paladares, quem gosta de um café mais simples com a simplicidade no preparo para ser tomado no cotidiano e com um sabor mais potente, pode optar por café com leite. Para quem curte um café mais incrementado e cremoso pode escolher o cappuccino, vale ressaltar que é necessária mais habilidade para prepará-lo.

 

Conclusão

O que você achou entre a diferença das duas variações de café explicadas nesse conteúdo? Há um predileto? Existe alguma forma que você tem diferenciada de preparo que não apresentamos aqui? Conte-nos aqui nos comentários! Lembrando que independente do tipo, o que vale é saborear um bom café!

 

Deixe um comentário