O que é ramal de telefone? – Entenda melhor como funciona?

O que é ramal de telefone? Como descobrir qual é o ramal do meu telefone? Tem como realizar a alteração de todos os ramais de telefone de uma empresa?

É possível alterar somente o ramal do meu telefone? Essas perguntas, embora pareçam ser redundantes, necessitam de respostas, pois o cotidiano de quem utiliza ramais como esses é acelerado e precisa de praticidade.

Os telefones fixos foram febre no passado, tendo seu auge e declínio na mesma época, entre os anos 2000 e 2006.

Naquela época, era quase impossível visitar uma casa que não tivesse um telefone residencial.

Além disso, a tecnologia havia acabado de lançar uma novidade: os telefones fixos sem fio.

Com eles, era fácil ligar para quem quisesse, de onde quisesse. Esse tipo de mudança trouxe muita mobilidade e ainda era a principal escolha, por mais que celulares móveis como os da Siemens e Nokia já estivessem presentes no mercado.

Foi só com a chegada dos smartphones touchscreen que esses telefones foram sendo deixados de lado. Hoje, é possível encontrá-los, principalmente, no meio empresarial.

Os planos telefone fixo ainda são muito utilizados por empresas que precisam de boas opções para ligar tanto para números de smartphones quanto de telefonia fixa.

Ainda dentro da empresa é possível falar com colegas que estão em outras salas, através dos ramais.

Neste conteúdo, queremos explicar a você um pouco mais sobre o que é ramal de telefone.

Saber exatamente o que é isso pode entregar um pouco de sua idade, sendo uma dúvida comum entre os mais jovens que estão entrando no mercado de trabalho e vivenciando o ramal pela primeira vez.

Leia conosco e descubra o que é ramal de telefone, vamos lá!

remal de telefone

O que é ramal de telefone?

Afinal, o que é ramal de telefone? O ramal de telefone nada mais é do que uma identificação internet de um número de telefone fixo.

Ele serve para que um ou mais setores possam conversar entre si, sem a necessidade de realizar uma ligação à parte em relação ao que já está acontecendo.

Vale ressaltar que todos os setores da sua empresa podem ter um ramal, isso significa que cada telefone composto em um setor terá um número de identificação para passagem de ligação.

Esse tipo de tecnologia é muito útil, pois pode conectar todos os trabalhadores através de uma rede de telefone fixo sem fio.

Imagine, por exemplo, que exista uma telefonista em sua empresa. Quando o telefone dela toca, significa que algum cliente seu ligou para o número de sua empresa (esse número é conhecido como “tronco” no ramal, pois é o principal).

A partir daí, a telefonista inicia o atendimento.

Até aí tudo certo, mas em determinado ponto da conversa o cliente fala sobre algo muito específico, que deve ser tratado por outra pessoa da empresa.

O detalhe é que esta pessoa está em outra sala, em um lugar totalmente diferente do que a telefonista está naquele momento.

O que fazer então? Atravessar toda a empresa com um telefone na mão? Graças ao ramal, isso não é necessário.

É nesse ponto que a telefonista pede um momento ao cliente, digita o ramal da pessoa que deve atender e aguarda.

O telefone do segundo colaborador irá tocar, e assim que ele atender, do outro lado da linha estará ainda a telefonista.

Assim que a telefonista informar o caso e colocar seu telefone no ganho, aquele cliente que estava esperando na linha será atendido pelo segundo colaborador.

Já pensou em como saber o que é ramal de telefone pode ajudar sua empresa? Continue lendo conosco!

Quantos ramais pode ter uma única linha?

Outra dúvida que muitas pessoas possuem é sobre a quantidade de ramais que uma empresa pode possuir.

Atualmente, não existe um limite fixo de ramais, apenas aquela quantidade que seja mais difícil de ser encontrada. Podemos dizer que até 50 ramais é algo tranquilo de ser encontrado.

Além disso, seria interessante conversar com a fornecedora de telefonia fixa e pedir algo mais personalizado, principalmente no caso de empresas muito grandes que podem solicitar 100, 200 ou até uma quantia maior de ramais pela quantidade de setores dentro da mesma empresa.

Como os ramais são numerados?

Uma curiosidade interessante: os ramais são numerados com base na quantia de ramais contratados.

Mas como isso funciona? Bem, imagine que você já entendeu o que é ramal de telefone e resolveu contratar uma linha com somente 10 ramais.

Isso significa que, o primeiro ramal será o 1001, o segundo 1002, o terceiro 1003, e assim por diante até chegar ao décimo, que seria o ramal 1010.

Simples e fácil, principalmente para que todos possam gravar facilmente o número de ramal dos seus companheiros de trabalho. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *