A história do bairro Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

A Barra da Tijuca fica localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, e faz divisa com os bairros Curicica, Joá, Itanhangá, Camorim, Jacarepaguá, São Conrado e Recreio dos Bandeirantes.

O bairro abrigou a maior parte das modalidades dos Jogos Olímpicos de Verão, por ter uma estrutura moderna e completa.

Além da estrutura moderna, o bairro conta com belas praias, que atraem turista do mundo e também de outras regiões do Rio de Janeiro.

Para que você conheça melhor esse bairro maravilhoso, vamos apresentar a história dele, como surgiu o nome, seu início, desenvolvimento, entre outras características que fazem a Barra da Tijuca ser um bairro único.

A cidade é maravilhosa em todos os sentidos, o que explica o aumenta da procura por apartamentos na planta no Rio de Janeiro.

Como o nome surgiu

A Barra da Tijuca é um bairro relativamente novo, se for comparado com outros bairros do Rio de Janeiro. Na área onde ele se encontra, havia áreas alagadiças com uma vegetação de restinga.

Por essas características, o bairro foi denominado Barra da Tijuca, onde a palavra “Barra”, faz alusão a foz de um rio, ou a entrada de uma baía, característica da área onde o bairro está situado, se falarmos de geografia.

Já a palavra “Tijuca”, significa brejo na língua indígena, o que caracteriza muito a localização do bairro, pois antes da urbanização a área tinha muitos locais alagadiços e matas de restinga.

Início do bairro e seu desenvolvimento

A área que hoje é o bairro da Barra da Tijuca, até metade do século 20 era praticamente desabitada, apenas pescadores frequentava a localização.

Isso deu-se muito pelo fato de que as terra da região pertenciam a poucos proprietários, o que dificultou muito o incentivo ao crescimento e ocupação dessa região.

Foi a partir de meados do século 20 que a área que hoje é o bairro da Barra da Tijuca, começou a ser ocupado.

Primeiramente em suas extremidades, onde hoje são os sub bairros Jardim Oceânico e Barrinha, e depois nas demais regiões.

Vale ressaltar que, por terem sido as primeiras regiões que foram ocupadas, eles têm regras de urbanização diferentes das demais localizações.

Na década de 70, para que o bairro se desenvolvesse de maneira acelerada, foi construída a autoestrada Lagoa-Barra, e nesse mesmo período aconteceu a construção de grandes condomínios na região.

Com as construções de outras estradas, o acesso ao bairro foi se tornando mais fácil, e assim também a sua ocupação.

Urbanização 

Na década de 70, por conta da crescente ocupação da área, foi desenvolvido um Plano Piloto que buscava desenvolver a urbanização da área em conjunto com a preservação do meio ambiente.

Por meio de uma análise relacionada a degradação ambiental, foi desenvolvido um plano de urbanização que realizasse o processo de crescimento urbano.

Com isso foram construídas as vias de acesso, para fazer a ligação entre a Barra da Tijuca e outros bairros do Rio de Janeiro.

Nos anos 80, começaram a ser feitos trabalhos para urbanizar a orla do bairro, com a construção de calçadões, ciclovias e quiosques que se espalhavam por toda a extensão da orla com o objetivo de torna a área moderna.

Hoje a orla da Barra da Tijuca tem uma estrutura completa e moderna para atender aos seus moradores e visitantes de forma adequada.

Ainda na orla encontra-se a avenida Lúcio Costa que liga a Barra da Tijuca e o bairro do Recreio dos Bandeirantes.

Mercado imobiliário

No início da ocupação do bairro, até a metade dos anos 70, muitas pessoas investiam em lotes no bairro com o objetivo que os mesmos no futuro se valorizassem.

E realmente foi o que aconteceu. Atualmente a busca por imóveis na Barra da Tijuca vem crescendo muito.

O bairro é um do que tem maior índice de vendas de casas e apartamento no do Rio de Janeiro.

Além de imóveis residenciais, a Barra da Tijuca é um dos bairros mais procurados para quem deseja adquirir imóveis comerciais.

Sendo um dos bairros mais estruturados e modernos da cidade, ele vem atraindo muitas famílias que querem um local confortável e seguro para morar.

Turismo e lazer

Além de ser um bairro moderno e bem estruturado, ele também tem ótimas opções de lazer e entretenimento maravilhosos pontos turísticos.

Um ótimo passeio para quem é turista, e também para moradores da região, é o Sítio Museu Burle Marx, que contém uma grande coleção de plantas vivas, uma das maiores do mundo.

Já para quem tem interesse em artes, é possível vivenciar espetáculos de dança, teatro, cinema e exposições na Cidade das Artes.

Quem curte um clima mais descontraído, e também praticar esportes ao ar livre, um ótimo passeio para você fazer na Barra da Tijuca é na praia do Pepê.

Um dos melhores bairros do Rio de Janeiro, também foi um dos poucos planejados na cidade, e por mais que ele seja relativamente novo, já tem muita história para contar.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso Blog para outros como este, até a próxima!

Deixe um comentário