A importância de escolher o melhor colchão para um bom descanso

A escolha do colchão adequado é capaz de eliminar problemas comuns como a dor nas costas

Para muitas pessoas, dormir é uma das atividades mais prazerosas do dia. Chegar em casa após um dia exaustivo, tomar um banho, deitar na cama e relaxar… Parece uma rotina simples, mas todo esse conforto pode ser diretamente afetado pela escolha de um colchão inadequado ou de baixa qualidade.

Nem sempre o segredo da escolha está em um investimento alto, afinal, é possível encontrar sempre condições melhores e colchões com desconto. O fator mais importante é a escolha do tipo certo para as suas necessidades e de uma marca de renome, que mantenha a qualidade do produto mesmo após anos de uso. Abaixo, você encontra mais informações sobre os principais tipos de colchão e como escolher o seu!

Afinal, todo colchão é igual?

Na hora de comprar um colchão, é comum que as pessoas decidam apenas por tamanho e espessura, mas será que todo o colchão é igual? Para além das medidas, os modelos possuem diferentes particularidades que surgem da sua composição. Antes de escolher o seu, é importante saber mais sobre as principais opções.

Colchão de espuma

Esse é o modelo mais popular de colchão, aquele que encontramos em qualquer lar brasileiro. Como o próprio nome indica, ele é feito a partir de espuma e pode ter densidades diferentes de acordo com a quantidade usada durante o processo de fabricação.

Seu preço é acessível, mas a troca deve ocorrer com maior frequência. Ao longo dos anos de uso, a espuma pode “afundar” em alguns pontos, causando deformações no colchão. Quanto menos denso, mais rápido esse processo ocorre.

Colchão de molas

Quem busca durabilidade maior do que a oferecida pelo colchão de espuma pode optar pelo modelo de molas. Composto por molas entrelaçadas e cobertas por uma camada de espuma, o modelo pode ser mais simples ou com molas ensacadas.

O tipo mais básico é indicado para quem dorme sozinho, uma vez que a movimentação faz com que as molas também se movam. Já os casais devem optar pelo modelo de molas ensacadas, que traz mais conforto para os movimentos. Independente do tipo, os colchões de molas são mais pesados e estruturados.

Colchão de látex

Quem é alérgico sabe: fronhas, lençóis e travesseiros podem ser um prato cheio para ácaros e bactérias, que desencadeiam desconforto. Apesar de não ser lembrado por isso, os colchões também podem abrigar esses agentes que atacam a alergia.

O colchão de látex possui essa vantagem em relação aos demais modelos. Com tratamento contra fungos, ácaros e bactérias, ele evita os desconfortos causados por esse tipo de situação. Sua textura também é macia e confortável, adaptando-se ao formato de cada corpo.

Colchão viscoelástico

O nome não é tão popular, mas os colchões viscoelásticos têm conquistado espaço no mercado. O modelo possui a mesma tecnologia usada pelos astronautas, fazendo com que a espuma se molde ao corpo sem se deformar, retornando ao lugar original após o uso.

Outro diferencial dessa versão é a sustentação oferecida à coluna, indicada para quem já possui algum problema ou costuma acordar com dores nas costas. O colchão viscoelástico é ergonômico e suporta todos os pesos e alturas.

Como escolher o melhor colchão?

Não existe uma regra na hora de escolher o colchão. O ideal é levar em consideração 3 aspectos principais: as suas necessidades, o custo-benefício oferecido e as principais características de cada modelo.

Agora que você já sabe mais sobre os principais tipos de colchão disponíveis no mercado, basta comparar as características com as suas necessidades do dia a dia. Considere gosto pessoal, alergias, problemas nas costas, quantidade de pessoas que dividem a cama e seu peso e altura. Uma vez selecionado o modelo, é hora de partir para a pesquisa e avaliar o melhor custo-benefício!

Deixe um comentário