Como resumir um texto no Word: utilizando o programa para elaborar seus resumos

A tecnologia tem ajudado bastante na produção de textos de forma virtual com a utilização de softwares (programas) em diversos aplicativos.

Dentre as diversas possibilidades para escrever textos online, especificamente resumos, temos o word. Um programa tão conhecido por todo mundo que apresenta algumas funcionalidades bem interessantes para a produção de resumos de forma mais rápida e simples.

Neste artigo, iremos te ensinar como resumir um texto no Word através da utilização dos recursos do próprio programa.

Antes de continuar a leitura e ver as nossas dicas de como resumir um texto no Word, certifique-se de que o seu Word faz parte do pacote Office 2007 ou superior, pois o que iremos tratar aqui no passo-a-passo só poderá ser usado para os versão do ano mencionado em diante. 

Entendendo um pouco sobre o recurso de resumo do Word

Antes de te ensinar exatamente como você deve proceder para fazer um resumo no Word, você precisa entender que o resumo que será feito no referido programa utilizará recursos de inteligência artificial que é uma tendência na atualidade.

Assim, muitos outros programas e sites também utilizam esse mesmo tipo de recurso.

Então, além do word, você também poderá pesquisar por algum site de resumo de texto e também aproveitar as diversas possibilidades que a tecnologia nos proporciona, facilitando nossa vida na hora de escrever resumos de texto.

como resumir um texto no Word
Foto de Pexels

Outro ponto importante para mencionar antes de começar a passar o passo-a-passo de como resumir um texto no word é o fato de que você precisa estar familiarizado com este programa para utilizar este recurso, pois caso você não saiba exatamente como utilizar as ferramentas do programa, talvez você possa ter alguma dificuldade.

Mas, não se preocupe, pois iremos ensinar da forma mais clara e didática possível. Então, vamos lá aprender um pouco de como fazer esses resumos diretamente no word?

Passos para elaborar seu resumo no word

Para utilizar o Word e realizar seus resumos de forma a tirar proveito das facilidades desse programa, você deverá procurar a opção “auto resumo” que se encontra na barra de ferramentas do programa.

Caso você não consiga localizar esse ícone, você poderá procurar por outro caminho:

  • clique na opção “Botão Office”, localizado no canto superior esquerdo da tela,
  • selecione “Opções do Word”,
  • depois clique na aba “Personalizar”.

Depois, selecione a categoria “Todos os Comandos”, e encontre o item “Ferramentas de Auto Resumo” e, então, clique em “Adicionar”.

Assim, após realizar esse procedimento, a opção do recurso “auto resumo” aparecerá na barra de ferramentas do programa.

Assim, basta clicar na opção “auto resumo” e começar o procedimento de elaboração automática do texto.

Basicamente, você precisa clicar no ícone mencionado e depois na opção “resumir automaticamente” e, em seguida, você identificará um local onde você irá inserir o texto que pretende resumir.

Após a inserção do texto que será resumido, o Word lhe perguntará quantos pontos do texto você deseja realçar.

Então, após escolher quais pontos você deseja realçar, o word prepara seu resumo a partir dessa informação escolhida. 

Confira o texto resumido

É importante que, após a aplicação de todos os passos de como resumir um texto no Word, você faça leitura do resumo, pois é necessário verificar se não foi deixada nenhuma informação importante para trás.

Esse procedimento deverá ser feito para garantir a qualidade da manutenção das principais ideias do texto e, assim, você poderá ter certeza de que o resumo foi feito de forma adequada.

Também é importante prestar atenção a alguns recursos de digitação, pois algumas palavras que precisam ter a primeira letra maiúscula podem não estar com essa letra maiúscula no resumo elaborado no Word.

Além disso, alguns pontos ou acentos gráficos também podem ser deixados para trás no resumo. Assim, vale a pena a leitura atenta do texto resumido.

Agora que você aprendeu como resumir um texto no Word, você pôde constatar o quanto a tecnologia nos ajuda. Além do Word para resumir, você pode também usar sites que fazem resumos automáticos, como já mencionado anteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *