Como saber a hora certa do desfralde da criança?

O momento do desfralde é uma etapa muito importante para a vida do bebê e de toda a família. Afinal, deixar as fraldas de lado é um grande passo e promove diversas transformações na vida do pequeno e muitas adaptações na rotina da família. No entanto, para iniciar esse processo é necessário observar se ele está pronto tanto fisiologicamente quanto psicologicamente, além de obter ajuda de brinquedos educativos e livros. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o desfralde e como saber quando é a hora certa para iniciar esse processo.

Sinais de que o pequeno está pronto para o desfralde

Confira abaixo alguns sinais que mostram que já é possível iniciar o desfralde com seu pequeno:

Controle dos esfíncteres

Os esfíncteres nada mais são do que as estruturas do nosso corpo responsáveis por controlar a eliminação do xixi e cocô. Portanto, um dos sinais de que o pequeno ou pequena já adquiriu o controle é a capacidade de subir 5 ou mais degraus de uma escada sem precisar se apoiar em nada. Mas, outro indicativo é que as fraldas ficam limpas por um bom tempo, assim como fazer xixi de uma vez e não de pouco em pouco.

No entanto, o controle dos esfíncteres é adquirido gradativamente, e por isso, cada criança o desenvolve dentro de seu próprio tempo. Isso porque, essa capacidade está ligada a fatores biológicos e sociais, e apenas depois dos 5 anos, caso ela ainda faça xixi “sem querer” é necessário consultar um profissional.

Incômodo com a fralda suja

Uma grande oportunidade para mostrar ao pequeno que existe uma alternativa mais confortável é quando ele demonstra incômodo com a fralda suja. Inclusive, esse pode ser um estímulo extra para que o desfralde ocorra tranquilamente.

Ficar sentado por alguns minutos

Ainda que esse comportamento seja esperado desde muito cedo, a capacidade de ficar sentado no pinico é algo desenvolvido com o tempo, e exige certa atenção e concentração da criança. Mas, caso ela seja bastante agitada, o ideal é procurar formas de auxiliá-la, utilizando por exemplo brinquedos educativos, livros e até mesmo brincando de rabiscar ou desenhar.

Imitação

É fato que a imitação é uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem no universo infantil e no momento do desfralde você pode utilizá-la a seu favor. Afinal, é muito comum ouvirmos que as crianças aprendem mais pelo exemplo do que pelas palavras, certo? Portanto, ao ver os pais, irmãos ou coleguinhas utilizando o vaso sanitário, o pequeno tende a imitá-los. Além disso, esse fenômeno ainda abrange uma questão de identificação com esses indivíduos, promovendo sensação de pertencimento ao grupo.

Idade

Profissionais da área indicam que as crianças tendem a estar prontas para o desfralde diurno a partir de 1 ano e meio de idade, mas a verdade é que muitas delas só estarão realmente prontas depois dos 3 anos. No entanto, não podemos deixar de lembrar que a idade é apenas um dos fatores que influenciam e não o mais importante.

Sendo assim, uma criança de dois anos pode apresentar sinais de que está pronta, mas isso não significa que pequenos de 3 anos que ainda não apresentaram o desfralde estão atrasados. Ou seja, não se prenda apenas à idade, pois estar atento aos sinais comportamentais e psicológicos é o mais importante.

Saber a diferença entre xixi e cocô

Quando o assunto do desfralde começa a ser mais recorrente, também é importante observar se a criança já sabe nomear as partes do próprio corpo, assim como o xixi e cocô. Uma boa dica é aproveitar o momento da troca de fralda para mostrar a ela o que fez, assim como utilizar brinquedos educativos e livros sobre o assunto.

Dicas para iniciar o desfralde

  • Seja paciente, compreensivo, tolerante e tenha tempo para fazer a transição;
  • Aproveite um fim de semana, feriado prolongado ou até mesmo o período de férias para se dedicar à transição;
  • Caso haja escapes, não se desespere e nem desista, mostrando para a criança que você está ali para apoiá-la e oferecendo palavras de incentivo. Jamais dê bronca ou brigue por conta disso, visto que pode causar traumas e até mesmo prejudicar o processo;
  • Quando possível, deixe o pequeno sem roupa para que assim ele se lembre de pedir para usar o banheiro;
  • Somente depois que a criança sair da fralda do dia é que você deve iniciar o desfralde noturno;
  • Ainda que siga essas dicas, pode ser que o pequeno não esteja preparado. Portanto, dê um tempo para ele e após um ou dois meses recomece o processo.

Então, agora que você sabe qual é o momento certo para iniciar o desfralde, os sinais que o pequeno dá e como iniciar, já pode ficar mais tranquilo e ter em mente que o apoio dos pais ou responsáveis é muito importante.

Deixe um comentário