Limpeza de ralos: Tudo que você precisa saber

Nada melhor do que um ambiente cheiroso, não é? Você sabia que os ralos, principalmente do banheiro, podem causar mau cheiro?

 

Por isso, neste artigo vamos dar dicas de como realizar a limpeza dos ralos, eliminando assim o mau cheiro em sua casa.

 

À princípio, todos os ambientes da casa merecem atenção na hora da limpeza, no entanto os ambientes que possuem ralos, para escoamento de água, devem ter atenção redobrada.

 

Isso porque, a sujeira pode acumular-se dentro deles e causar mau cheiro, depois de um certo período de tempo.

 

Por exemplo, o lavado é a área mais suscetível à proliferação de bactérias e umidade, sendo assim saber como realizar a limpeza do ralo é fundamental para evitar entupimento e odores.

 

Quando tomamos banho, a sujeira do corpo e os resíduos do cabelo são eliminados pelo ralo, por isso realizar a limpeza periodicamente é essencial para evitar a formação de limo e microrganismos.

Antes de tudo, você precisa saber que o limo é uma mistura viscosa e pegajosa formada por acúmulo de matéria orgânica e água, que fica dentro do ralo.

Contudo, limpar os ralos não é uma tarefa simples, às vezes pode ser até desagradável, por isso vamos dar dicas e receitas para te auxiliar nesta tarefa, tornando-a mais simples e o melhor mantendo os ralos sempre limpos e livres de odores.

Como realizar a limpeza dos ralos?

 

Quase ninguém gosta de ficar o dia todo limpando a casa, porém, a faxina é inevitável mesmo que seja uma vez ou outra.

 

Principalmente, quando se trata de lugares que nem sempre lembramos de limpar, como os ralos do banheiro.

 

Como já falamos anteriormente, os ralos, principalmente, do banheiro é um local que precisa ser higienizado periodicamente, para enviar acúmulo de sujeira, crescimento de bactérias e mau odor.

 

Por isso, é importante realizar a limpeza dos ralos sempre que possível, e uma das formas mais fáceis de fazer é seguindo as dicas que vamos dar agora.

 

Primeiramente, vamos falar sobre os principais materiais utilizados para limpeza dos ralos:

 

  • Desinfetante: são os produtos mais usados durante a limpeza e sua função do desinfetante é de limpar e desinfetar, além disso deixa um cheiro muito gostoso de limpeza no ambiente.

 

  • Detergente líquido: é um ótimo desengordurante, além de servir para lavar vasilhas pode ser usado em limpezas de maneira geral, como os pisos.

 

  • Fórmula de vinagre, limão e bicarbonato de sódio: é uma mistura que auxilia muito na limpeza doméstica, agindo como desengordurantes e tirando mau cheiro dos ambientes.

 

  • Esponja:Usada para limpar a sujeira de forma geral.

 

  • Luva de borracha: As luvas devem ser usadas para proteger as mãos dos produtos domésticos, pois algumas pessoas podem apresentar problemas de pele devido ao uso desses materiais.

 

Passo a passo para higienizar o ralo do banheiro

 

Agora você vai aprender de forma simples, o passo a passo para realizar a limpeza dos ralos em sua casa.

 

1- Uso de desinfetantes: quando for lavar seu banheiro, jogue diretamente no ralo água quente com cloro. Deixe agir por 5 minutos, isso ajudará a eliminar os germes e bactérias e remover o limo. Além de desinfetar e deixar a área mais branca.

 

2-Vinagre e bicarbonato de sódio: Para preparar a fórmula basta misturar 1 xícara de vinagre branco com 1/2 suco de limão e jogar sobre 1/2 xícara de bicarbonato.

 

Para a limpeza jogue a mistura dentro do ralo e deixe agir por no mínimo 5 minutos, após enxague com água quente.

Esta mistura pode ser usada sempre que o encanamento estiver com mau odor, pois o bicarbonato age diretamente nas moléculas da gordura destruindo-as. Com a adição do vinagre e limão ocorre a formação de espuma que auxilia na remoção da sujidade.

 

3 Escova de cabo: A escova de cabo longo é uma ferramenta que auxilia na remoção de sujeiras na parede do cano e na tampa do ralo. Sendo assim, use-a com um pouco de sabão e esfregue bem dentro e fora do ralo, até que o cano fique bem limpo.

 

Agora que você conheceu essas dicas maravilhosas, pode colocar em prática e realizar a limpeza dos ralos em sua casa.

 

Por último, vai outra dica super importante: não misturar produtos de limpeza, principalmente se você nunca utilizou, pois algumas substâncias quando misturadas podem causar intoxicação.

 

Conclusão

 

Neste artigo você aprendeu dicas de como realizar a limpeza dos ralos em sua casa.

 

Sabemos que o ralo quando não é utilizado constantemente ou possui acúmulo de sujeira pode causar mau cheiro e até ser fonte de crescimento de bactérias e germes.

 

Por isso, manter os ralos limpos é de extrema importância para garantir um ambiente agradável e cheiroso.

 

Para concluir, aqui vai uma recomendação: nunca misture o vinagre com a água sanitária, pois a mistura forma uma substância que causa intoxicação quando inalado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.