8 cidades para morar perto das montanhas

Ainda que o Brasil tenha clima predominantemente tropical, muitas pessoas preferem o friozinho das montanhas em vez do calor do litoral. A boa notícia é que nosso país possui dimensões continentais, sendo extremamente diverso e oferecendo os mais variados destinos e climas para todo mundo poder aproveitar. A pandemia do COVID-19 junto com a flexibilidade do trabalho remoto fez com que muitas pessoas se mudassem para cidades interioranas e longe do grande agito das capitais, e a tendência é que esse êxodo urbano continue por um bom tempo. Portanto, se você está pensando em se mudar e gosta do clima de montanha, confira as 8 melhores cidades de nosso país.

 

  1. Gramado, Rio Grande do Sul

 

A primeira cidade de nossa lista não poderia ser outra. Muitas pessoas procuram uma imobiliária em Gramado para garantir maior qualidade de vida, bem-estar e segurança no dia a dia. Inclusive, com a pandemia do Coronavírus, a cidade se tornou o grande refúgio dos brasileiros, especialmente daqueles que gostam de montanha, boa infraestrutura e conforto. Envolta por vales, pinheiros e montanhas, a cidade possui clima típico do Sul, além de oferecer gastronomia de alta qualidade, variadas opções de lazer e eventos.

 

  1. Cunha, São Paulo

 

Cunha é famosa por abrigar um Lavandário incrível, um gigantesco campo florido lilás que é cartão-postal da pequena cidade localizada entre as serras da Bocaina e do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Suas principais atrações, inclusive, estão localizadas ao longo da bela estrada Cunha-Paraty, com paisagens de tirar o fôlego. Além disso, para quem é mais aventureiro, o local ainda conta com diversas trilhas localizadas no Parque Estadual da Serra do Mar, com acesos a cachoeiras, rios e mata preservada.

 

  1. Monte Verde, Minas Gerais

 

Envolta pelas incríveis montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde possui arquitetura europeia, nas casas construídas em estilo alpino, que lembram os Alpes Suíços. Seu clima é frio e seco, com relevo montanhoso e cenários românticos, sendo uma ótima cidade para casais. Com ótima infraestrutura, aqui você terá acesso a restaurantes de qualidade, natureza preservada e diversas opções de lazer. Além disso, é uma cidade badalada, mas sem perder a tranquilidade de cidade pequena do interior.

 

  1. Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

 

Localizada na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, a pequena cidade de Visconde de Mauá, na Serra da Mantiqueira, conta com diversas cachoeiras e trilhas que levam a incríveis quedas d’água. Ela está próxima de duas outras vilas, Maringá e Maromba, permitindo acesso a outros lugares igualmente belos. Além disso, é uma cidade muito romântica, com bares e restaurantes premiados, com alta gastronomia.

 

  1. Domingos Martins, Espírito Santo

 

Localizada a apenas uma hora de Vitória, capital do estado, Domingos Martins abriga a famosa Pedra Azul, um rochedo com mais de 2 mil metros de altura, com tonalidades azuis que mudam de acordo com a posição do sol. Com cachoeiras diferenciadas, a cidade conta com várias piscinas naturais, além de possuir ótima infraestrutura de bares, restaurantes e opções de lazer.

 

  1. São Joaquim, Santa Catarina

 

Bem no coração da Serra Catarinense, São Joaquim é ideal para quem gosta de temperaturas extremas, sendo uma das poucas cidades de nosso país onde é costume nevar no inverno. Inclusive, nessa época os lagos congelam e a vegetação fica coberta por cristais de gelo. Com diversas vinícolas e restaurantes, os moradores ainda podem aproveitar as atrações naturais e praticar rapel.

 

  1. Petrópolis, Rio de Janeiro

 

Até os dias de hoje Petrópolis conserva o ar colonial da época em que era sede da casa de veraneio de Dom Pedro II. Com diversas atrações culturais, como o Museu Imperial, Palácio de Cristal e a casa de Santos Dumont e Princesa Isabel, Petrópolis ainda abriga a Cervejaria Bohemia, onde é possível conhecer seu processo de produção. Além disso, para quem quer contato com a natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos está bem próximo, com diversas trilhas e cachoeiras.

 

  1. Caldas, Minas Gerais

 

Por fim, Caldas é uma pequena cidade cercada por montanhas e cachoeiras, sendo muito charmosa e com clima aconchegante, preservando até hoje suas tradições de mais de 200 anos. Ainda proporciona acesso a diversos atrativos para quem quer se conectar com a natureza, respirar ar puro, cuidar da saúde física e mental e, claro, apreciar a boa e velha culinária mineira. Também é conhecida por seus banhos e águas termais, especialmente na região de Pocinhos do Rio Verde, sendo excelente para relaxar por completo.

 

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para morar perto das montanhas, já pode escolher qual será seu novo lar. Lembre-se de considerar aspectos como qualidade de vida da região, segurança, saúde, educação, opções de lazer, economia (se não estiver empregado) e outros pontos. Dessa forma, você garante uma cidade completa e que irá atender suas necessidades do dia a dia, demandas e preferências.

Deixe um comentário