Como calcular juros de financiamento de veículos

Está pensando em finalmente comprar aquele carro dos seus sonhos e deseja financiar o valor total em parcelas baratinhas que cabem no seu bolso? Quer saber como encontrar a melhor oferta para você? 

Então fica aqui neste artigo, pois, nele, iremos te explicar como calcular juros de financiamento de veículos de forma prática.

Assim, você terá maior segurança na hora de fazer a sua negociação. Confira!

Financiamento: o que é?

Quando desejamos comprar um produto, neste caso um carro, mas não temos o valor completo para pagar a vista, podemos contratar a função de crédito chamada financiamento. 

Ao fazer isso, você usa uma terceira pessoa (no caso, a instituição financeira da sua escolha) para pagar o valor à vista do seu veículo e então você paga para essa terceira pessoa o valor total do carro + uma taxa de juros em parcelas bem menores.

Contratando um financiamento: como fazer?

Um financiamento, assim como todas as outras formas de crédito existentes hoje em dia, existe para facilitar a sua vida financeira. 

No entanto, ainda assim, existem algumas etapas que precisam ser ultrapassadas para conseguir solicitar uma, as seguintes:

Escolha qual é o veículo que você deseja comprar: essa é uma etapa muito importante e normalmente é a mais legal, pois envolve expectativas e sonhos.

Nesse contexto, você pode escolher qual será o melhor tipo de veículo que pode satisfazer as suas necessidades, por exemplo, dá para optar por moto, carro, veículo novo, veículo usado, diversos tipos de marcas, cores, modelos, concessionárias, entre outras coisas.

Simulação do financiamento:

Nessa etapa, você, cliente, vai entrar em contato com as instituições financeiras (banco) da sua preferência e fazer uma simulação de crédito para saber qual delas oferece as melhores condições de financiamento para você (ou seja, as menores taxas de juros e as melhores formas de pagamento).

Escolha da melhor oferta:

Após fazer a simulação de financiamento nas principais instituições financeiras, você precisa escolher qual é a que mais te dará benefícios.

Solicitação:

O terceiro passo para fazer o seu financiamento é solicitá-lo junto ao banco. Para isso, normalmente, as empresas pedem que você faça um cadastro e envie os documentos que atestem que você é quem afirma ser. Ainda, é comum que a empresa peça algum comprovante de renda.

Análise de crédito:

Depois que você aceita o que foi oferecido na simulação, a empresa a quem você está pedindo crédito vai analisar o seu perfil. Basicamente, ela vai ver se você tem renda o suficiente para pagar as suas prestações do financiamento em dia, se não está com muitas dívidas abertas, se não tem contas em atraso, se não possui o nome sujo e coisas do tipo. Se você for aprovado(a), pode passar para a próxima etapa.

Contrate o financiamento:

Por fim, a última etapa do financiamento é a assinatura do contrato. Depois disso, você já pode sair com o seu veículo.

Como calcular juros
Como calcular juros – Foto de RODNAE Productions no Pexels

Tipos de financiamento: quais são?

Em um financiamento, você pode escolher quase tudo: dá para escolher o banco que você vai pedir, dá para escolher o carro que você quer comprar, dá para escolher o valor, o número de parcelas e também dá para escolher qual é o tipo de financiamento que você deseja contratar. Atualmente, no mercado, existem duas opções comercializadas:

CDC

O CDC é uma sigla que significa Crédito Direto ao Consumidor. Com ela, você compra o carro no seu nome, porém o veículo funciona como garantia de que você vai pagar o financiamento e, sendo assim, ele estará alienado ao banco até que você consiga pagar todas as parcelas em aberto.

Nesse contexto, o veículo só será seu de fato depois do pagamento completo do financiamento, que é quando você vai poder vendê-lo, entre outras coisas;

Leasing

Uma opção menos comum ultimamente, o leasing não é bem uma compra de veículo, mas uma espécie de aluguel.

Com essa modalidade, você “compra” um carro e fica com ele por um período determinado em contrato (no mínimo, 24 meses).

Depois disso, pode escolher quitar o carro e passar ele para o seu nome ou então escolher outro veículo e continuar pagando a prestação;

Como funciona a amortização em um financiamento?

Uma dúvida muito comum de consumidores que estão prestes a contratar um financiamento é o que diz respeito à amortização, que é um conceito que muita gente não entende por isso, iremos tentar explicar de forma bastante simples. 

Basicamente, a amortização é o valor que está sendo descontado da sua dívida sem os juros. Por exemplo, digamos que o seu carro custou R $60 mil reais e você precisa pagar esse valor + 1% todos os meses, então, a amortização é o valor que você está pagando fora o 1%.

Atualmente, existem dois tipos de amortização sendo comercializados no mercado, são eles:

  • Tabela price: ela faz com que os valores das parcelas sejam fixos;
  • Tabela SAC: essa modalidade faz com que as parcelas começam com valor mais alto e depois diminua o valor através de uma diminuição dos juros;

Quais são os critérios utilizados para calcular a taxa de juros de um financiamento?

Uma empresa financeira que oferece financiamento, quando vai calcular a taxa de juro que vai oferecer ao seu cliente, leva em consideração diversos fatores com o objetivo de oferecer as melhores condições possíveis para cada perfil de cliente. 

Por exemplo, basicamente, existem os seguintes critérios:

  1. O tipo de carro que está sendo comprado: modelos populares costumam ter isenção de algumas taxas e modelos de luxo possuem impostos mais altos, o que faz com que o cálculo da taxa seja diferente em cada caso;
  2. O tempo que você deseja demorar para pagar: quanto mais você deseja demorar para pagar, maior o valor dos juros que vão ser incididos sobre o seu financiamento;
  3. O valor da entrada que você deseja pagar: por fim, o valor da entrada também tem um impacto significativo na hora de determinar qual é a taxa de financiamento que será oferecida;

Como vimos, o cálculo de juros de financiamento pode ser um processo simples, é importante entender o cálculo para poder realizar um financiamento do seu carro ou sua moto

Além disso, você pode se atentar aos tipos de financiamentos, bem como os critérios para realizar o cálculo, entre outras características que podem ajudar na escolha da melhor alternativa de financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.