Diferença entre cartões de débito ou crédito

Ao fazer o pagamento de uma compra com cartão, uma das perguntas mais recorrentes é a seguinte: é no débito ou no crédito?

Naturalmente, esta pergunta existe porque existem diferenças entre os pagamentos com cartões de débito ou crédito.

Mas, você sabe quais são estas diferenças? Será que você realmente responde certo na hora de definir qual forma de pagamento usar? Entenda os detalhes a seguir de cada forma de pagamento com cartão e tire suas dúvidas!

Veja também: Bancos digitais onde e como sacar dinheiro.

Qual a diferença entre os cartões de débito ou crédito?

maquina cartao de credito

Falando em diferenças entre os cartões de débito ou crédito, podemos citar a data de pagamento da compra como a principal diferença. Contudo, para as compras feitas no débito, o valor da compra é pago na mesma hora, descontado da conta vinculada ao cartão e não possui parcelamento.

Entretanto, para as compras pagas no crédito, o pagamento acontece apenas na data de vencimento da fatura, e uma das vantagens deste método de pagamento, é a possibilidade de parcelar o valor. Veja com mais detalhes:

Cartão de débito

  • O valor da compra é descontado na hora do saldo da conta do cliente;
  • As compras são pagas apenas à vista;
  • O limite do cartão é igual ao saldo da conta do cliente.

Cartão de crédito

  • O valor da compra é cobrado na fatura, paga mensalmente com data de vencimento;
  • As compras podem ser pagas tanto à vista, quanto parceladas;
  • Possui um limite pré-definido para pagamento das compras.

O que é um crédito?

Um crédito nada mais é que um valor dado a alguém que se dispõe a pagar no futuro. O crédito pode ser concedido de diversas formas: empréstimos pessoais, financiamentos, cheque especial ou cartões de crédito onde os consumidores têm limites de compra.

Com esta forma de pagamento, os valores das compras só serão cobrados na data de vencimento da próxima fatura.

Como funciona um cartão de crédito?

Os cartões de crédito são uma forma segura de comprar a “fiado”. Você pode receber o produto ou serviço imediatamente, mas faz o pagamento só depois. No entanto, quando você usa um cartão de crédito como forma de pagamento, o banco emissor é quem paga o valor para a loja — assim como eles te emprestam dinheiro.

Uma vez por mês, você receberá a fatura do cartão de crédito. Essa conta coletará todas as cobranças pelo uso do cartão nos últimos 30 dias. Contudo, é importante acompanhar o quanto você compra a crédito para que sua fatura não ultrapasse o seu limite de gasto, ou seja, de quanto você pode pagar.

Ainda serve para usos no empreendimento, se você é um varejista ou prestador de serviços, ter uma máquina de cartão de crédito dão a seus clientes mais poder de compra e garantem que você seja pago. Além disso, você também pode fazer a antecipação das parcelas aos consumidores e recebê-las antecipadamente.

Como funciona o cartão de débito?

Cartões de crédito

Quando você compra com dinheiro, você entrega as notas e moedas para o vendedor, certo? Os cartões de débito funcionam praticamente da mesma forma, mas, neste caso, você não tira o pagamento do bolso. Ele vem diretamente da sua conta bancária.

 

Consequentemente, para usar um cartão de débito, é necessário que você tenha o valor da compra no saldo de sua conta para que o pagamento seja aprovado e não acabe entrando no vermelho. Pois, você não deve esquecer que os juros cobrados no cheque especial são altos.

Também serve para uso no empreendedorismo, caso você tenha interesse em ter uma máquina de cartão, as regras são as mesmas: o consumidor paga o valor total de uma vez com seu cartão — o pagamento sai na hora da conta dele e vai para sua conta.

Quando eu devo usar o débito ou o crédito?

cartoes de credito debito

Como já notamos, os cartões de débito ou crédito não são iguais, contudo, possuem um ponto em que possuem igualdade: o uso inadequado pode trazer consequências graves para suas finanças. No entanto, para responder esta pergunta, os critérios a seguir devem ser levados em conta:

Controle financeiro

As pessoas que monitoram regularmente seus saldos e têm reservas de emergência garantidas podem usar o recurso de débito com mais frequência porque é menos provável que precisem de dinheiro no último minuto ou façam um cheque especial se sua instituição tiver o serviço disponível.

Valor das compras

O valor da compra também pode ser usado para definir quando deve usar os cartões de débito ou crédito. Na realização de pequenas compras, como em supermercados, farmácias, etc., é recomendado o uso de cartão de débito para que você mantenha o controle de sua vida financeira.

Entretanto, para a realização de compras maiores, como as despesas de viagem, eletrodomésticos, despesas com carro, etc., o uso de um cartão de crédito pode ser a melhor escolha para dividir o valor e dar um fôlego ao seu orçamento.

Os cartões de crédito também são muito úteis para pagar serviços de assinatura, pois muitas plataformas ainda não aceitam a funcionalidade de débito como uma forma de pagamento.

Programas de pontos

Os clientes que participam de programas de pontos de cartão de crédito ou programas de fidelidade (como cashback) terão vantagens adicionais ao pagar compras com cartão de crédito.

Afinal, qual o melhor entre os cartões de débito ou crédito?

Tomar a decisão de qual é o melhor entre os cartões de débito ou crédito depende muito da sua situação financeira no momento da compra. Em um cartão de débito, você não corre o risco de esquecer da compra que realizou ou gastar seu dinheiro em outra coisa porque o valor é debitado da sua conta imediatamente.

Ao comprar a crédito, você ganha mais tempo para pagar. Uma das informações iniciais que você deve coletar sobre seu cartão de crédito é a data em que a fatura deve fechar. Ou seja, tudo o que você comprar entre essa data e a data de vencimento da fatura só será cobrado na fatura do próximo mês, o que significa mais de um mês de atraso para fazer o pagamento da compra.

Além disso, mais uma vantagem do crédito é a possibilidade de parcelar compras de produtos mais caros com base na disponibilidade do vendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *