Um guia para construir uma carteira de aposentadoria bem-sucedida

‍A aposentadoria está chegando, e você provavelmente está se assustando sobre como terá dinheiro suficiente para durar seus anos dourados. Mas não enfatize que a aposentadoria ainda não é tão assustadora quanto parece. Na verdade, se você planeja com antecedência, a aposentadoria pode ser uma das etapas mais gratificantes de sua vida. O planejamento da aposentadoria é um tópico amplo com muitos componentes. Inclusive, agora há a possiblidade de aposentados solicitarem um recurso chamado revisão da vida toda, este permite aumentar os ganhos de aposentados, desde que estes estejam dentro das características exigidas, para tal solicitação, o ideal é contar com o auxílio de um especialista no assunto, um advogado previdenciário que poderá fazer a análise documental e ter a certeza que o recurso se aplica ou não.

Dado esse fato e os mercados financeiros em constante mudança, pode ser um desafio construir uma carteira de aposentadoria bem-sucedida. Felizmente, com os recursos certos e um pouco de graxa de cotovelo, construir um plano de aposentadoria sólido não deve ser muito difícil. Aqui estão alguns passos fundamentais ao longo do caminho:

Construir um fundo de emergência

O aspecto mais importante do seu planejamento de aposentadoria é economizar dinheiro para um fundo de emergência. Este fundo deve ser suficientemente grande para cobrir todas as suas despesas por pelo menos três meses se você perder sua renda. Se você não tiver um fundo de emergência, então você não poderá acessar nenhum de seu dinheiro no caso de uma catástrofe. Isto pode ser despesas médicas, um conserto de carro ou uma perda de emprego. Ter um fundo de emergência o protege contra esses riscos e lhe dará paz de espírito para que você possa se concentrar em aproveitar sua aposentadoria ao invés de se preocupar com dinheiro. Se você não tiver uma conta poupança regular, comece com um fundo que seja fácil de contribuir e rastrear. Os fundos oferecidos por seu empregador podem não ser a melhor opção, pois podem ser investidos em empresas que você talvez não queira apoiar. Os fundos de seu empregador também podem não ser suficientemente grandes ou ter as opções de investimento certas para suas necessidades. Com uma conta que está sob seu controle direto, você pode facilmente fazer contribuições suficientemente grandes para fazer a diferença.

Determine seus objetivos a longo prazo

Antes de começar a construir sua carteira de aposentadoria, você deve levar algum tempo para pensar em seus objetivos de longo prazo. Sua aposentadoria durará o resto de sua vida, então você precisa se certificar de escolher metas que são importantes para você. Suas metas devem ser algo que você realmente deseja realizar e que são importantes para você. Se você não sabe para onde está indo, pode acabar em outro lugar. Suas metas de aposentadoria devem ser baseadas no que é importante para você, o que o faria feliz e o que você quer realizar em sua vida.

Diversifique sua carteira

Uma sólida carteira de aposentadoria é uma grande parte do que torna sua aposentadoria bem-sucedida. A melhor maneira de construir uma carteira diversificada é começar com um fundo de emergência e construí-lo a partir daí. Uma carteira diversificada tem uma gama de diferentes investimentos. Investimentos diferentes têm níveis de risco diferentes, portanto você quer ter certeza de que está cobrindo todas as suas bases com seus investimentos. Isso significa que você quer ter certeza de que tem alguns investimentos que são um pouco mais seguros do que outros, ao mesmo tempo em que ainda proporcionam bons retornos. Isto ajudará a protegê-lo de grandes riscos que podem surgir no futuro. Uma carteira diversificada tem mais chances de lhe proporcionar retornos consistentes que mantenham suas economias crescendo. Embora você possa ter uma chance maior de perder dinheiro no mercado de ações, também é menos provável que você perca todo o seu dinheiro.

Conheça seus riscos

A aposentadoria é um momento de felicidade e liberdade para a maioria das pessoas, mas também pode ser um momento de grande risco. Se surgir uma crise em algum momento de sua vida, você precisará de dinheiro economizado para lidar com ela. Isto significa que você precisa estar ciente dos riscos que estão presentes em seu planejamento de aposentadoria. – Riscos no mercado de ações – Ao contrário de uma conta poupança, as ações representam um risco de perda de todo o seu dinheiro. Se a bolsa de valores cair, você pode perder todo o dinheiro que investiu em ações. – Riscos em seus investimentos – Os investimentos são compostos por um grande número de empresas diferentes. Se algumas dessas empresas falharem, isso pode tornar inútil uma grande parte de seu dinheiro de aposentadoria. – Riscos em suas finanças – Se você está investindo grandes quantidades de dinheiro e não há maneiras claras de se proteger, você está colocando sua aposentadoria em um grande risco. Uma grande perda financeira pode fazer com que você viva mais que sua renda e precise contrair um empréstimo só para sobreviver. – Riscos em seu estilo de vida – Se você está vivendo além de suas possibilidades, ou não está planejando uma grande perda financeira, você está pondo sua aposentadoria em grande risco. Os custos de assistência médica, aposentadoria e seguro contra acidentes podem rapidamente se somar sem nenhuma maneira de cobri-los.

Conclusão

O planejamento da aposentadoria é um processo complicado. No entanto, com um pouco de planejamento cuidadoso, você pode facilitar muito a sua vida. O primeiro passo para o planejamento bem sucedido da aposentadoria é a constituição de um fundo de emergência. Este fundo deve ser suficientemente grande para cobrir todas as suas despesas por pelo menos três meses se você perder sua renda. Se você não tiver um fundo de emergência, então você não poderá acessar nenhum de seu dinheiro se algo correr mal. O próximo passo é determinar seus objetivos de longo prazo. Sua aposentadoria durará o resto de sua vida, então você precisa se certificar de escolher metas que são importantes para você. Uma carteira diversificada é uma ótima maneira de garantir que você esteja coberto em caso de grandes riscos, como um colapso da bolsa de valores ou grandes perdas em seus investimentos. Um plano de aposentadoria sólido deve incluir todas estas etapas, bem como algumas mais, para garantir que você esteja protegido no caso de qualquer crise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *