Tubos de Aço Carbono: O que é e Como é Processo de Fabricação

Tubos de aço carbono são muito resistentes, úteis, versáteis e estão presentes em muitos setores.

A principal função dos tubos de aço carbono é conduzir líquidos, conduzir gases e atuar como trocador de calor. Normalmente, é bastante utilizado nas indústrias de refino e caldeiras.

Eles são mais fortes devido ao processo de fabricação. Os tubos podem ser fabricados com ou sem soldas. Neste artigo, vamos aprender um pouco mais sobre tubos de aço carbono.

Como funciona o tubo de aço carbono?

Tubos de aço carbono: Entendendo melhor o processo de fabricação
Tubos de aço carbono: Entendendo melhor o processo de fabricação

Os tubos de aço carbono são fabricados com cuidado, resultando em um produto de alta qualidade e resistência. Antes de chegarem ao mercado, eles são submetidos a testes rigorosos para comprovar sua qualidade.

Os tubos flexíveis são fáceis de moldar e podem ser usados em diversas indústrias, incluindo a construção civil, mecânica e metalúrgica.

Os tubos são produzidos para alcançar bons resultados em vários projetos devido às propriedades benéficas do aço.

Muitos modelos e tipos de tubos de aço estão disponíveis. As características, importância e usos de cada um deles são diferentes. É possível dizer dutos de aço carbono, tubo de aço inoxidável ou dutos galvanizados.

Instalações industriais, mineração, redes de incêndio e outras indústrias utilizam aço carbono. Há diferentes diâmetros internos e externos disponíveis.

Os dutos são muito duráveis e muito seguros para canalização e outros serviços a serem utilizados.

Devido a sua qualidade e segurança, estes tubos são essenciais para muitos usos diferentes. Para que funcionem corretamente e cumpram suas boas características, eles devem passar por um processo de fabricação que esteja de acordo com os padrões de qualidade.

Há pelo menos duas maneiras de produzir aço carbono. Isto resulta tanto em tubulações soldadas quanto sem costura. Veremos a seguir.

Fabricação de dutos soldados de aço carbono

As extremidades do tubos de aço carbono sem costura são unidas com solda de alta frequência.

Em outras palavras, ele é produzido em uma chapa de aço aquecida em um calendário. A placa de circuito impresso é feita de material barato e tem uma variedade de imagens.

As técnicas mais comuns utilizadas na fabricação deste tipo de duto são a linha vertical ou contínua, o desabamento, a espiral ou a helicoidal contínua. Dependendo das necessidades do projeto, estes dutos podem ser adquiridos com ou sem revestimento.

Eles são ideais para o transporte de líquidos não corrosivos como água, vapor, gás e petróleo e também são amplamente aplicados em instalações residenciais e de construção. Há uma malha de proteção contra incêndio, ar comprimido e ar condicionado.

Devido à sua variedade em espessura, tamanho e diâmetro, estes tubos prensados são frequentemente encontrados na indústria automotiva, máquinas agrícolas, refinaria de açúcar, brinquedos e equipamentos.

Este tipo de produção de dutos de aço é utilizado em um componente de transmissão de energia. É adequado para ferramentas utilizadas para perfuração. Eles são frequentemente utilizados em produtos automotivos, agrícolas, de manutenção, eletrodomésticos e móveis.

Fabricação de tubos de aço carbono sem costura

As soldas longitudinais não são uma característica dos tubos sem costura. Uma superfície lisa e sem costura é normalmente criada a partir de um pedaço de aço formado por cilindros de aço que são aquecidos para perfuração.

Na fabricação de tubos sem costura, um tarugo sólido é aquecido e espalhado sobre uma série de mandris até que o tubo tenha a espessura de parede e o diâmetro desejado.

Um tubo de aço carbono sem costura de 14″ de diâmetro é laminado a partir de uma carcaça que aumenta de diâmetro, e comprime as paredes até obter as dimensões desejadas.

Uma série de rolos pode ser usada para reduzir gradualmente as dimensões de menos de 14 polegadas de diâmetro.

Os processos de conformação a frio são utilizados para produzir tubos sem costura, mas também são utilizados outros processos de fabricação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *