Benefícios de andar de bicicleta para a saúde

Andar de bicicleta é uma ótima maneira para manter o corpo e a mente em equilíbrio.  isso todo mundo sabe.

Mas você sabe exatamente o porquê? Vamos ver juntos nesse post os maiores benefícios do pedal porque você deve começar a praticar isso na sua vida.

Andar de bike emagrece?

Mesmo que seja pouco tempo por semana, praticar a pedalada vai fazer você perder algum peso. Isso porque o pedal acelera seu metabolismo e com isso, aumenta a queima de gorduras no seu organismo.

Benefícios da bike para a saúde

O ideal é pedalar pelo menos meia hora por dia. Só com esse tempinho, você já vai ver uma diferença na balança no final do mês.

Se quiser potencializar esses efeitos, você pode consumir um suplemento natural termogênico, como a Cafeína, Ioimbina ou até mesmo o Chá Verde.

Melhora seus músculos

Pedalar exige força. E não apenas nas pernas. O pedal trabalha o corpo todo e sua prática vai desenvolver seu tônus muscular e te deixar com maior resistência física.

Não é a toa que as academias têm tantas bicicletas ergométricas né?

Aumenta o seu bem-estar

Pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas em seu organismo, substâncias que causam a sensação e prazer.

Por isso é praticamente impossível você ver alguém pedalando com raiva.

Geralmente a pessoa está curtindo, pois, a sensação de bem estar está te acompanhando por todo o trajeto, literalmente.

A endorfina é um neurotransmissor ligado à sensação de conforto e tranquilidade.

No pedal, essa sensação tem resultados maiores, porque a atividade te coloca em contato com a natureza, pessoas e momentos únicos.

beneficios do pedal para saude
Começando no Pedal – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Aumenta seu fôlego

Para subir ladeiras ou manter um ritmo, você precisa que seu pulmão esteja respondendo à altura, pois pedalar exige muito oxigênio.

É óbvio que no início não vai conseguir fazer grandes trajetos, mas com a prática constante, isso vai melhorando rapidamente a qualidade da saúde.

Ao andar de bike, sua freqüência cardíaca aumenta bastante, levando mais ar até o pulmão e com isso, cada vez mais você conseguirá fazer atividades mais intensas e trajetos mais longos e desafiadores.

Com isso, vai ficar até mais fácil subir escadas sem ofegar!

Baixo impacto nas articulações

Sentado no selim da bike, o contato não é sobre seus pés ou pernas. Quem recebe os primeiros impactos é a bicicleta.

Isso faz com que os buracos e outros obstáculos sejam sentidos de forma reduzida.

Quem tem restrição médica para atividades como jogar bola, correr ou qualquer esporte que exija mais das pernas, sabe que uma boa solução é investir numa bike.

Reduz o colesterol

Já explicamos acima que pedalar aumenta metabolismo. E isso colabora para que substancias que causam o colesterol, sejam eliminadas em curto tempo.

Quem se exercita regularmente sabe que na hora de comer um doce ou aquela gordurinha do churrasco o faz com menos culpa, já que vai queimar aquilo no próximo pedal!

Controla seu índice glicêmico

Outro vilão combatido com o ciclismo é a glicemia. Isso porque pedalar com freqüência equilibra o nível de açúcar no sangue é equilibrado.

Então se você é diabético tem agora um ótimo motivo para aproveitar os benefícios de andar de bike!

Além disso, quem é diabético precisa beber mais água e geralmente reclama que tem dificuldade em fazer isso no dia a dia.

A prática do exercício constante faz com que isso seja mais natural, pois você vai ter mais sede. Leve sempre com você um squeeze na hora de fazer o pedal.

Se já está acostumado com distâncias maiores, pode ser que apenas uma garrafinha não dê conta da sua sede.

Nesse caso, é recomendado o uso das mochilas para hidratação, que além de garantir 2 a 3 litros de água, tem sempre um compartimento para você levar seus documentos, celular, uma blusa ou o que mais precisar para o seu passeio, como um kit de reparos ou uma bomba de ar.

Regula a pressão

Não são só os pulmões ou músculos que ficam “tonificados” com a prática do ciclismo. Suas artérias e veias também! Como o processo de contração e relaxamento fica mais rápido, acaba ajudando na pressão arterial.

Isso porque seu corpo terá menos esforço para bombear o sangue, o que mantém a pressão equilibrada e trazendo benefícios diretos ao seu coração.

Elimina toxinas do corpo

O suor durante a prática do ciclismo elimina toxinas do corpo com muito mais facilidade. Com menos substâncias tóxicas, seu corpo vai funcionar melhor. Além disso, melhora seu humor.

Nosso dia a dia é muitas vezes exaustivo, e, com isso, o estresse, a ansiedade e a depressão acabam aparecendo.

Com isso, seu cortisol vai às alturas. Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça.

Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea. Para reverter quadros como esses e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, o pedal é a solução perfeita.

pedal com os amigos
Pedal com os amigos – Foto de Mídia no Pexels

Rejuvenesce

Um estudo que comparou 125 ciclistas amadores (como você) e pessoas que não praticavam nenhuma atividade física comprovou que mesmo diante da ação do tempo, a força muscular permanecia como a de um jovem, ou seja, cheia de vigor.

A mesma pesquisa ainda constatou que os benefícios do ciclismo, se estendiam a todo sistema imunológico.

Um sistema imunológico saudável e fortalecido é uma barreira natural contra vírus e doenças.

Por isso, sugerimos. está com estresse? Vai pedalar. Está se sentindo meio para baixo? Pedala também.

Além de relaxar corpo e mente, os efeitos do pedal vão chegar a você até na hora do sono, onde vai alcançar um estado de descanso mais profundo, mantendo você mais disposto no outro dia. Você só tem a ganhar!

Então, se ainda não começou a pedalar, considere iniciar no esporte quanto antes!

Listamos aqui alguns dos benefícios de andar de bike, mas há muitos outros que vai descobrir pedalando!

Para aumentar os efeitos da sua nova rotina de exercícios, é ideal combinar isso a uma boa alimentação, praticar outros exercícios e também deixar a bike com a manutenção sempre em dia.

Deixe um comentário