Harmonização Facial com Ácido Hialurônico: Como funciona

A harmonização facial é um dos procedimentos de beleza mais populares da atualidade. Esse procedimento nada mais é do que um conjunto de técnicas combinadas para conseguir um equilíbrio estético e funcional da face. Neste conteúdo veremos um tipo específico, a Harmonização Facial com Ácido Hialurônico.

Ou seja, além de corrigir a estética e a função dos dentes, gengivas, lábios, expressões faciais, maxila, mandíbula, etc., a harmonização facial melhora a “proporção” da face, tornando-a mais simétrica.

Como a estrutura facial de cada paciente é diferente, o tratamento (e procedimento) só pode ser determinado após uma análise minuciosa. No geral, as técnicas mais comuns para criar um rosto mais harmonioso incluem Botox para rugas, microagulhamento, que visa promover o rejuvenescimento, preenchimento com acido hialuronico e lifting de fios.

O que é Ácido Hialurônico?

O ácido hialurônico conta com uma produção feita fisiologicamente pela camada dérmica da pele. Ele tem como função preencher os espaços presentes entre as células, mantendo-as elásticas, lisas, bem hidratadas e livres de deformidades.

Conforme os anos passam, ocorre uma diminuição na produção dessa substância, assim como o colágeno. Esse fenômeno pode levar a linhas de expressão, flacidez e ressecamento da pele. É por esta razão que a suplementação com ácido hialurônico pode rejuvenescer o rosto.

Aplicação do Ácido Hialurônico na harmonização facial

O ácido hialurônico se trata de uma substância natural, que o próprio organismo humano faz a produção, capaz de estimular a produção de colágeno. Ele atenua de forma satisfatória leves desequilíbrios proporcionais da face. Além disso, também serve para preencher certas partes do rosto, o que promove o desenvolvimento de volume e resgate do seu formato.

 

Com tantas propriedades, não é surpresa que o ácido hialurônico esteja entre as substâncias mais utilizadas nas rotinas de tonificação facial. Não só preenche rugas mais profundas ou mais dinâmicas, como também tem uma grande capacidade de restaurar os contornos faciais perdidos ao longo dos anos.

As olheiras, que costumam ser um dos assuntos mais frequentes no consultório, também podem ser tratadas com ácido hialurônico. Essa é uma aplicação que também melhora a aparência e o contorno dos lábios, dando volume e preenchendo códigos de barras (aquelas linhas de expressão que aparecem ao redor da boca).

Outras áreas que podem ser preenchidas são linhas de marionete (sulco labiomentoniano), bigode chinês(sulco nasogeniano) e rugas entre as sobrancelhas e ao redor do rosto, como o queixo. Na maioria dos casos, é necessário o uso de regras de coordenação facial para aplicação em múltiplas áreas.

Quais as vantagens da Harmonização Facial com Ácido Hialurônico?

Não adianta conhecer o procedimento e não conhecer as suas vantagens para obter melhores parâmetros para quem sabe, decidir fazer o procedimento. Confira as principais vantagens do preenchimento com acido hialuronico:

 

  • Aprimora as condições da pele: a capacidade do ácido hialurônico tanto de atrair, quanto de reter água melhora o tônus, a elasticidade e a hidratação da pele. Também é importante destacar que o produto incentiva a produção natural de colágeno, proteína essencial em nosso corpo que melhora a pele, cabelos e unhas, mas cuja produção diminui com o tempo. A ação de preenchimento do ácido combina com essas propriedades para proporcionar um efeito rejuvenescedor geral na pele do paciente;
  • Natural e seguro: o ácido hialurônico se trata de uma substância já presente no corpo humano que desempenha um papel importante na manutenção da pele. À medida que envelhece, degrada-se e é aí que entram os enchimentos! O ácido utilizado no processo é um produto sintético bioidêntico, ou seja, possui as mesmas propriedades dos ácidos naturais. Portanto, a possibilidade de qualquer incompatibilidade, alergia ou outros efeitos colaterais é muito pequena a quase zero, o que torna este procedimento muito seguro;
  • Processo indolor: A aplicação do ácido hialurônico acontece com a utilização de agulhas bem finas, diminuindo assim o desconforto durante o procedimento. Porém, para maior conforto do paciente, o profissional pode administrar um anestésico local antes de iniciar o procedimento;
  • Resultado rápido e durável: o preenchimento com acido hialuronico é realizado por meio de uma única sessão e os resultados podem ser vistos em poucos dias. O procedimento é rápido, podendo ocorrer pequenos hematomas ou inchaços localizados posteriormente, mas isso não impedirá o retorno do paciente às atividades diárias. O ácido é absorvido pelo organismo com o tempo, mas os efeitos podem durar até 6 meses. Novas aplicações podem ser feitas periodicamente, dependendo das indicações dos profissionais e fidelizando os pacientes.

Ácido Hialurônico na rinomodelação

Uma abordagem bem-sucedida nesse sentido é a rinomodelação usando ácido hialurônico. Não é possível obter um efeito permanente, mas oferece uma série de vantagens, como não requerer anestesia geral.

Em meio a aplicação, o dermatologista ou cirurgião plástico aplica uma pequena quantidade de ácido hialurônico no nariz, para o preenchimento de possíveis sulcos, até obter uma superfície mais lisa e uma melhor harmonização facial.

A aplicação é feita no consultório, demora aproximadamente uma hora e requer apenas anestesia local. Após a aplicação, a recuperação é rápida e os pacientes retornam às atividades diárias normais.

Como a substância pode ser totalmente absorvida pelo organismo em um período de seis a oito meses, os resultados não são permanentes. Para continuar a desfrutar de um aspecto natural e renovado por mais tempo, é necessária uma manutenção, semestral ou anual, segundo as indicações médicas.

Por fim, é importante destacar que somente os profissionais possuem a expertise necessária para produzir resultados satisfatórios e mais próximos do natural na harmonização facial.

Conclusão

Portanto, a Harmonização Facial com Ácido Hialurônico se trata de um procedimento que pode produzir resultados muito satisfatórios por meio de um processo menos abusivo e mais eficiente.

Contudo, é importante notar que os resultados não são permanentes, com uma duração de 6 a 8 meses, requer manutenções periódicas para manter o resultado por mais tempo. Além disso, se trata de um procedimento indolor e seguro, o que aumenta a possibilidade dos interessados em aderir ao tratamento. É sempre importante buscar atendimento especializado nesse caso, onde é realmente seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *