O carnaval passou, mas a ressaca ficou? Com a animação da galera e o clima de festa, pode ser fácil perder a noção da quantidade de bebida ingerida, o que pode ter consequências negativas para a saúde, a curto e a longo prazo.
Por isso, é sempre bom lembrar que fazer o uso de álcool com moderação é a melhor dica para curtir toda e qualquer festa com segurança, responsabilidade e saúde.
Especialmente para você que exagerou um pouco, caiu na folia e colocou o pé na jaca, separamos algumas dicas para curar aquela ressaca e recuperar a vitalidade.
Os efeitos
A ressaca é uma consequência comum do abuso do álcool e pode deixar você se sentindo mal e com sintomas que geralmente aparecem algumas horas após o consumo e podem durar várias horas ou até mesmo um dia inteiro, dependendo da quantidade consumida.
É importante lembrar que a ressaca é um sinal de que o corpo está sofrendo os efeitos do álcool e deve ser levada a sério. Alguns dos sintomas clássicos da ressaca são:
- Dor de cabeça
- Fadiga e cansaço
- Náusea e vômito
- Tontura
- Sensibilidade à luz e ao som
- Desidratação
- Boca seca
- Tremores ou sudorese
- Distúrbios gastrointestinais, como diarreia ou dor abdominal
- Falta de apetite
O que causa uma ressaca?
Como explicamos no tópico acima, a ressaca é uma resposta do corpo devido à quantidade ingerida. Além dos sintomas físicos mais comuns, o excesso de álcool é extremamente prejudicial, causando também:
- Expansão dos vasos sanguíneos, o que pode levar a dores de cabeça
- Irritação do revestimento do estômago para provocar uma sensação geral de mal-estar. O acúmulo resultante de ácido estomacal também pode resultar em vômitos.
- Esgotamento seus níveis de açúcar no sangue para fazer você se sentir cansado e trêmulo.
Como remediar? 4 dicas para voltar a rotina
Hidrate-se
Um dos remédios caseiros mais fáceis para uma ressaca? Beber água.
Beber água ajuda a restaurar os fluidos necessários e pode ajudar a corrente sanguínea e o sistema circulatório a transportar nutrientes e oxigênio para os tecidos e remover os resíduos de uma noite de consumo excessivo
A desidratação está no centro da dor da ressaca, então concentre-se em repor os fluidos perdidos.
As bebidas esportivas também podem ajudá-lo a se hidratar rapidamente, simultaneamente, em que restauram nutrientes e eletrólitos.
Consuma carboidrato
O álcool reduz o açúcar no sangue. Normalmente durante a ressaca algumas pessoas sentem tontura e o tremores. Para aliviar esses sintomas, utilize o carboidrato como combustível, comendo algumas fatias de torrada, pães ou biscoitos.
Volte a dormir
Quando se trata de uma ressaca, o tempo e o descanso podem ser o melhor remédio.
O álcool atrapalha o sono, então mesmo se você dormir por algumas horas após uma noite de excessos, não será repousante.
Então, levante, tome um copo de água e um analgésico e volte para debaixo das cobertas e tenha um sono mais restaurador.
Alimente-se bem
Priorize uma alimentação saudável e balanceada, com alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras.
Esses alimentos ajudarão a repor os nutrientes e contribuirão para a melhora do funcionamento do seu organismo.
Evite alimentos industrializados, frituras, doces e refrigerantes, que podem causar inflamações no corpo e piorar os sintomas de ressaca.
Conclusão
Para aqueles que abusaram do álcool durante o carnaval e desejam voltar à rotina, é importante adotar hábitos saudáveis e como manter-se hidratado, alimentando-se bem e apostando em uma boa noite de sono.
Afinal, o tempo é a única cura para o excesso de álcool, ou a famosa ressaca. Pois o corpo precisa de tempo para metabolizar todo o álcool consumido.
Lembre-se que o consumo excessivo de álcool não é saudável e pode causar diversos problemas para a saúde física e mental.
É fundamental que cada indivíduo tenha consciência de seus limites.