Veja dicas para ter um bom sono no calor

Como já foi dito na música popular brasileira, moramos em um país tropical! Isso significa que o calor já é parte da cultura do Brasil, mas, no verão, até os conterrâneos têm dificuldades para lidar com o clima e realizar atividades simples, como trabalhar, se exercitar ou até mesmo dormir.

Quando se trata do sono, o problema tende a se tornar ainda pior, uma vez que a sua qualidade é capaz de influenciar as pequenas atividades do dia a dia, o humor e a produtividade.

Pensando nisso, você pode conferir abaixo algumas dicas para dormir melhor com altas temperaturas.

Hidrate-se durante todo o dia

A hidratação é um passo muito importante do dia a dia, independentemente da temperatura. No verão, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que o corpo perde uma quantidade maior de líquido em razão do suor.

Para manter a saúde e a sensação de frescor, a dica é consumir cerca de 2 litros de água ao longo do dia. Na hora de dormir, ainda é possível manter uma garrafa ao lado da cama, caso a sensação de sede apareça ao longo da noite.

Aposte em alimentos mais leves

O processo de digestão pode influenciar de forma negativa o sono, por isso os profissionais da área não indicam se alimentar poucas horas antes de dormir.

Para manter o conforto no verão, é possível seguir essa dica e potencializá-la optando por alimentos mais leves no jantar.

Veja dicas para ter um bom sono no calor

Evitando o excesso de gorduras, de carboidratos, de bebidas estimulantes e de álcool, é possível contribuir para a absorção dos alimentos, para o relaxamento do corpo e para uma boa noite de sono.

Escolha a roupa de cama adequada

Deixar a cama pronta durante o dia é uma boa estratégia para evitar a agitação noturna e acertar na escolha.

Optar por cobertores fabricados em materiais mais leves, travesseiros mais frescos e manter a cama em um local arejado do quarto são algumas das estratégias.

Para quem deseja tornar a hora de dormir ainda mais fresquinha, é possível recorrer ao truque de refrigerar a roupa de cama.

Dessa forma, na hora de deitar, ela estará gelada, ajudando a conter a sensação de calor nas primeiras horas da noite.

Tenha um ventilador ou ar-condicionado apostos

Os ventiladores e ar-condicionados são os maiores aliados de quem busca fugir das altas temperaturas. A dica é ligar os aparelhos alguns minutos antes de entrar no quarto para dormir, assim é possível encontrar o ambiente mais ameno, colaborando para uma noite de sono tranquila.

Tome um banho antes de dormir

O chuveiro é mais um aliado importante para quem sente muito desconforto no calor. Durante o dia, já é possível aumentar a frequência de banhos e duchas, e durante a noite esse momento pode se tornar parte do ritual feito antes de dormir.

Aproveitando a dica dos ventiladores e ar-condicionados, é possível ligar os aparelhos, tomar uma ducha enquanto o ambiente fica mais fresco e só então se dirigir para a cama.

Opte por dormir com roupas leves

A roupa usada para dormir também influencia em uma boa noite de sono. Na hora de separar as peças, é importante priorizar materiais que facilitem a transpiração e que sejam frescos e leves.

A dica é apostar no uso de shorts, regatas, tops e até mesmo roupas íntimas na hora de dormir.

Planeje uma noite diferente

Dormir na rede, levar um colchão até a varanda ou transformar a área da casa em um grande espaço de descanso.

Planejar uma noite diferente pode ajudar a escapar da rotina e das altas temperaturas. Em ambientes externos, é importante se lembrar do uso do repelente, já que os insetos também costumam aparecer mais no calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *