Viajar é uma das maneiras favoritas de passar as férias para boa parte dos brasileiros. E a música de Diogo Nogueira descreve o destino favorito da maioria da população: “Pé na areia, caipirinha, água de coco, a cervejinha”. Isso mesmo: a praia!
É comum em feriados, férias ou épocas especiais como o Ano Novo, as pessoas pegarem um ônibus ou alugarem um carro para ir à praia com amigos e familiares.
Boa parte gosta de viajar com o carro, pois, apesar do conforto, existe a possibilidade de visitarem praias vizinhas, além de passearem à noite. Alguns se aventuram e entram com o carro numa praia vazia.
No entanto, é necessário tomar alguns cuidados com o veículo, uma vez que, a maresia pode enferrujar algumas peças ou até estragar a lataria do automóvel.
Dando um auxílio ao motorista de plantão, que adora viajar, separamos alguns procedimentos necessários para seguir pós-viagem à praia. Confira!
Lavagem técnica
Muitas vezes quando as pessoas vão para a praia de carro, elas procuram o lugar mais próximo possível para estacionar para maior conforto.
Afinal, andar muito tempo no sol pode ser, além de prejudicial à saúde, cansativo.
No entanto, quando voltar da praia, é necessário fazer uma lavagem técnica de motor e chassi quanto antes.
Isso porque a maresia pode estragar partes do carro. Ela pode causar corrosão do metal, danificação dos fios e dos cabos da bateria.
Além disso, o sal da maresia pode diminuir a vida útil de equipamentos ou até prejudicar no seu funcionamento.
Por isso, lave o carro e o motor quanto antes quando chegar de viagem. Em alguns casos, é recomendado que o pneu seja hidratado também.
Além disso, não se esqueça do chassi. Afinal, uma nova marcação de chassi pode desvalorizar o carro por, pelo menos, metade do preço.
De preferência, busque um profissional para o serviço. Afinal, não é todo produto que se pode usar, muito menos é recomendado o mesmo produto em diferentes partes do veículo.
Um profissional pode te ajudar a não danificar seu carro e deixá-lo higienizado e hidratado contra possíveis danos.
Aspiração da parte interna do veículo
Uma das situações mais comuns quando vamos à praia é encher o carro de areia. Afinal, depois de um dia inteiro se bronzeando ou descansando, é inevitável que não sobre resquícios de areia na sandália, toalha ou roupa de banho.
Por isso, não esqueça de aspirar o carro após a viagem. Afinal, a areia e o sal da água podem danificar a suspensão e o amortecedor do veículo, além da parte externa do carro.
Se necessário, procure polir o carro
Uma das maiores dificuldades da praia, principalmente em temporada de férias, é achar um lugar para estacionar.
Por muitas vezes, não é possível parar em um lugar fresco ou com sombra e o veículo fica no sol o dia inteiro.
Em alguns casos, o tempo de sol pode acabar prejudicando o veículo, causando danos na pintura. Além disso, a areia pode causar arranhões no carro.
Os polimentos com enceramento têm a função de consertar esses pequenos danos na pintura e na lataria, deixando o carro com aspecto de novo.
Verifique também se o sol não prejudicou a parte interna do carro, tais como o painel e os bancos, ressecando-os. Verifique também as partes de plástico, como puxadores de porta e não se esqueça dos carpetes.