9 cidades para morar com idosos no Brasil

Conforme a idade chega, a busca por conforto e melhor qualidade de vida aumenta significativamente.

Afinal, não é mais necessário preocupar-se com a educação dos filhos e trabalho, somente aproveitar essa nova fase da vida.

Foi-se a época em que os idosos ficavam em casa vendo a vida passar, sendo que há um bom tempo já existem diversas iniciativas para esse público elaborada pelos setores públicos e privados.

No entanto, além disso, muitos ainda procuram novas cidades para morar a fim de aproveitar ao máximo seus dias.

Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as 8 melhores cidades para morar com idosos no Brasil. Vamos lá?

  1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Considerada a quinta maior economia do estado de Santa Catarina, Jaraguá do Sul se destaca por seu desenvolvimento alinhado com a qualidade de vida oferecida aos moradores.

Além de muitas áreas verdes e belezas naturais, o município conta com excelente infraestrutura, opções de lazer e serviços de qualidade, como saúde, segurança e educação.

8 cidades seguras para morar com idosos e criancas

Justamente por esse conjunto de fatores, muitos procuram por uma imobiliária em Jaraguá do Sul a fim de encontrar o imóvel ideal.

Quando falamos em idosos, a cidade também não deixa a desejar, possuindo excelente expectativa de vida, que é reflexo dos investimentos em melhorias para a população.

Além disso, são constantemente realizados estudos com esse público a fim de realizar novas ações para garantir a melhor qualidade de vida, como instalação de polos de exercícios cognitivos, físicos e outras atividades voltadas à saúde física e mental.

  1. São João da Boa Vista, São Paulo

Com baixo índice de violência, São João da Boa Vista se destaca pela quantidade de ambulatórios e profissionais das áreas de psicologia e fisioterapia.

Além disso, possui uma das melhores avaliações no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal na educação e conectividade.

Tudo isso impacta a qualidade de vida dos moradores e, principalmente dos idosos, visto que terão acesso a uma estrutura excelente para atender as necessidades e demandas do dia a dia.

  1. Santos, São Paulo

Santos é uma cidade conhecida por ter boa parte de sua população formada por idosos e, justamente por isso, oferece diversas atrações para esse público.

Além disso, é uma das cidades com maior percentual de idosos que têm acesso à rede de saúde pública e privada, sendo bastante atrativa para quem preza pelo bem-estar com uma boa quantidade de instituições de longa permanência.

  1. Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Porto Alegre é uma das cidades mais premiadas por suas condições de moradia, trabalho, lazer, negócio e estudos.

Além disso, conta com o maior número de condomínios residenciais dedicados a idosos, sendo destaque na área da saúde por possuir o maior número de enfermeiras por habitante entre as 150 maiores do país.

Vale ressaltar também que em 2015, o município recebeu o selo “Cidade Amiga do Idoso” da OMS (Organização Mundial da Saúde).

  1. Niterói, Rio de Janeiro

Com o maior número de médicos por habitante entre as 150 maiores cidades do Brasil, Niterói é uma excelente opção para idosos, visto que possui ótimo desempenho na área da saúde.

Além disso, para o ano de 2022, diversas atividades foram retomadas com foco em saúde, cultura e lazer.

Em vários pontos da cidade, os idosos puderam aproveitar atrações musicais, serviços de cabeleireiro masculino e feminino, maquiagem, consultorias sobre saúde bucal e fisioterapia, realizar aferição de pressão e glicose, etc.

  1. Vinhedo, São Paulo

Localizada no interior paulista, Vinhedo atrai constantemente novos moradores pelas boas ofertas de emprego e oportunidades de negócios.

Inclusive, o rendimento de idosos está entre os dez maiores no ranking de cidades pequenas.

  1. Florianópolis, Santa Catarina

A Ilha da Magia não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo excelente devido à presença do mar, que promove diversos benefícios à saúde.

Com destaque para a população idosa de alta renda, Florianópolis oferece muitas atividades para esse público, especialmente para quem quer se manter ativo, como bailes, atrações culturais, prática de esportes, etc.

  1. Poços de Caldas, Minas Gerais

Por fim, uma cidade que se destaca quando falamos na terceira idade é Poços de Caldas.

Com cerca de 13,34% de sua população sendo idosos, são realizados diversos investimentos em políticas públicas de atenção a esse público, e são constantemente feitos novos estudos para garantir o máximo de bem-estar.

Além disso, considerada uma cidade turística, atrai muitos idosos devido às águas termais, eventos específicos para a terceira idade e também por quem quer relembrar o passado em lugares como o Palace Hotel e Palace Cassino.

  1. Barra de São Miguel – Alagoas

Município com um dos balneários mais queridos de Alagoas, bastante frequentada por turistas de todo o Brasil, a Barra de São Miguel conta com uma excelente estrutura de hotéis e pousadas para todos os gostos.

Além do mais, a praia conta com uma das melhores avaliações do estado de Alagoas, isso por que sua praia tem uma proteção de arrecifes fazendo com que o mar com águas calmas e cristalinas, formando uma extensa piscina natural de água salgada.

Então, agora que você já conhece algumas das melhores cidades para envelhecer no Brasil, já pode escolher qual será seu novo lar.

Dessa forma, você terá maior qualidade de vida por poder aproveitar as diversas atividades oferecidas na região, além de ter contato com outras pessoas da mesma idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *