Aquecedor de piscina: Como escolher o melhor

Já pensou em ter uma piscina aquecida com uma temperatura agradável durante o inverno? Se você quer garantir maior conforto para seu uso (ou para seus convidados), especialmente nos dias mais frios, ter um aquecedor de piscina pode ser a solução ideal para você.

Se você usa uma piscina com alguma frequência, sabe o quanto é importante ter um aquecedor. Com toda certeza, aquecedor é o investimento certo para residências, condomínios, escolas de natação e clube.

O mercado dispõe de vários tipos aquecedores de piscina. Para encontrar a solução mais apropriada, é necessário entender como a piscina será utilizada e considerar o investimento do proprietário.

Mas não se preocupe: neste artigo, vamos mostrar exatamente quais são os melhores aquecedores que melhor se adequa às suas necessidades.

Aquecedor solar

 Mulher usando um aquecedor de piscina

A tecnologia fotovoltaica tem sido bastante comentada, especialmente para quem deseja ter conforto e economia elétrica. É capaz de captar a energia térmica do sol para aquecer os tubos de cobre através dos quais a água circula, que é a base do aquecedor solar da piscina.

Mesmo usando uma motobomba para fazer circular a água quente, este sistema é o mais econômico em termos de consumo de energia elétrica, garantindo um retorno mais rápido do investimento.

Entretando, é importante ter em mente que é necessário ter a incidência do sol para que o aquecimento possa ser realizado.

Aquecedor a gás

O aquecedor a gás permite esquentar a água da piscina em qualquer estação do ano e localidade, e de forma mais rápida do que o sistema solar. Basta que haja combustível para fazer o sistema funcionar.

Embora seu preço de aquisição seja o mais acessível, o consumo de gás gera uma despesa mensal alta. Por isso, é sempre importante ter em mente o custo x benefício.

Aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico é semelhante ao sistema a gás na medida em que é capaz de aquecer piscinas independentemente do tempo. O dispositivo é chamado de bomba de troca de calor e pode ser alimentado por eletricidade.

Normalmente, a despesa mensal do aquecedor elétrico é menor do que o consumo de gás.

Como escolher o equipamento ideal para sua piscina

A demanda de aquecimento de água, a capacidade de investimento inicial do proprietário e o nível desejado de gastos mensais são alguns dos fatores que devem ser levados em conta na especificação do aquecedor ideal para cada piscina.

Se a piscina for mais utilizada no verão e estiver localizada no sudeste do país, o aquecimento solar é a melhor solução, já que o investimento inicial é baixo e a despesa mensal é insignificante.

Se a piscina está localizada em uma região que não recebe muita luz solar ou se precisa ser usada em estações frias, a melhor opção é elétrica ou a gás. É possível utilizá-las como sistemas de apoio ao aquecimento solar, mas são necessários investimentos maiores em projetos.

Em cerca de dois anos, o investimento adicional com relação ao aquecimento a gás é pago pela economia mensal, portanto, se for possível investir um pouco mais no início, a bomba de calor é a melhor opção. Se for necessário economizar no investimento inicial, você coloca em gás, mas saiba que gastará mais a cada mês.

Se os dispositivos forem usados somente nos fins de semana, a análise mudará. Levará até cinco anos para que a bomba de calor reembolse o investimento.

Tamanho da piscina

Antes de escolher o modelo de aquecimento da piscina, é importante considerar este primeiro aspecto. Seja o que for, se é fibra, alvenaria, vinil ou insuflável.

Pequenas piscinas podem aceitar todos os tipos de poços de aquecimento, por exemplo, com energia solar. Um aquecimento mais potente, como um trocador de calor, é necessário para poços maiores.

Tempo de aquecimento

Se você precisa de um aquecimento rápido de sua piscina, precisa considerar o tipo de aquecedor e também seu tamanho.

A época do ano não afeta a velocidade de aquecimento do gás. É melhor para piscinas menores, pois as piscinas grandes são muito caras para serem instaladas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.