Limpeza de Caixa D´água: Como fazer do modo correto

Procurando uma forma para Limpeza de Caixa D´água e se livrar do lodo e bactérias prejudiciais? Se sim, este artigo, irá te ajudar como faze-lo de modo que não prejudique a sua saúde.

Saber como limpar correctamente sua caixa d’água pode ajudar a proteger sua família de germes e garantir uma água de boa qualidade.

Pensando nisso, criamos este guia para que você mesmo pode limpar uma caixa d’água. Seguir as formações e saber como realizar esta tarefa em casa.

Veja também: Limpeza de ralos: Tudo que você precisa saber.

Quais materiais você não pode usar

Antes de comesepare os itens listados abaixo. Eles ajudarão no processo de limpeza do seu tanque de água:

  • Panos úmidos,
  • Panos secos
  • Escova de fibra vegetal
  • Pá de plástico
  • Alguns baldes
  • Luvas

O que não pode ser usado para limpeza?

Limpeza de Caixa D´água: Como realizar a limpeza

Antes de seguir com o passo a passo de como limpar uma caixa d’água, vamos conhecer também os produtos que não devem ser usados. Apesar de serem comuns, é preciso que se evite os seguintes itens:

  • Escova e palhas de aço;
  • Vassouras ou similares;
  • Sabão em pó ou detergentes;
  • Solventes, desinfetantes e outros agentes de limpeza.

Esses materiais podem remover a camada protetora do reservatório de água no caso de vassouras e palha de aço), deixar odores e resíduos na água e degradar a qualidade da água. Ou seja, utiliza apenas os materiais indicados no primeiro argumento.

Como limpar o tanque de água de forma prática?

Agora que sabemos quais materiais utilizar e quais evitar, é hora da limpeza da caixa d’água. Antes de começar, é importante ter em mente que, em alguns casos, é necessário uma equipe de especialistas para a correta limpeza. Por isso, você pode solicitar uma limpeza de Caixa D’água em São Paulo, onde você tem a segurança de ter profissionais qualificados para a remoção de impurezas.

Esvazie quase todo o tanque de água

Comece removendo a tampa e colocando-a onde não haja risco de tropeçar e longe de insetos e outros animais.

Escorra a água restante até que apenas um polegada de líquido permaneça. Usar baldes e panos limpos para esta tarefa (como você usou muita água que estava no tanque impediu desperdiçar, afinal economizar água é essencial).

Feche a saída de água com um pano ou um plugue especial.

Limpe o tanque de água

Para limpar o tanqque, use luvas de limpeza e adicione cloro com a água restante (2 litros de cloro para cada mil litros de água).

Em seguida, esfregue suavemente o interior da caixa a tampa e o fundo com uma escova ou pano.

Descarte a água usada para desinfecção com pá e balde. Usar um pano limpo e macio para secar todo o estojo.

Como desinfetar o tanque de água?

Depois de seguir o tópico anterior sobre limpeza da caixa d’água, é hora da desinfecção.

Com a saída de água fechada, abra a válvula e deixe entrar cerca de 1000 litros de água. Em seguida, adicione dois litros de água sanitária.
Mantenha caixa de água com esta mistura por duas horas. Enquanto isso, utilizar um balde para molhar o resto da caixa e a tampa.

Por fim, abra a saída de água e utilizar esta solução apenas para limpeza e enxágue. Quando acabar, abra novamente a bica do reservatório de água e retoma o uso normal.

Com que frequência você limpa o tanque de água?

O tempo recomendado para limpar a caixa d’água é semestralmente. Assim, evita-se o acúmulo de muco e microorganismos que podem ser prejudiciais à saúde.

Pronto! Agora já sabe como limpar o depósito de água e até como limpar o depósito de água sem esvaziar! Esteja atento para mais conteúdos de limpeza e organização que vão facilitar a sua vida em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *