Semana do Consumidor 2022: especialistas dão dicas para o período

Essa semana, quem está se organizando para fazer novas compras tem vários motivos para comemorar. Isso porque, no dia 15 de março, é celebrado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – mais conhecido como Dia do Consumidor –, data em que as principais lojas do país promoverão ofertas e descontos imperdíveis em seus produtos.

A melhor parte, em certos casos, é que muitas condições especiais não se restringem apenas ao dia, englobando todo o mês de março. Mas, apesar do sucesso, é preciso se preparar com cautela para não fazer más escolhas.

Segundo informações das plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, especializadas na comparação de serviços financeiros e de telecom, algumas dicas práticas são suficientes para evitar cair em armadilhas, como fazer uma pesquisa sobre os preços dos itens antes do período comemorativo, prestar atenção às regras exigidas para que as marcas liberem os descontos, analisar se a loja disponibiliza frete grátis e comparar os valores dos produtos com outros fornecedores.

Além disso, os sites destacam a importância de conhecer os próprios direitos e não se distrair com promoções alheias ao que o consumidor deseja.

Ofertas da Semana do Consumidor: que lojas participam?

Embora as lojas físicas participem da data, dessa vez, o destaque vai para as plataformas virtuais de grandes marcas, com frete grátis, cupons diversos, parcerias com sistemas de cashback e vantagens exclusivas para aqueles que efetuarem compras via aplicativo.

Na Amazon, por exemplo, os usuários garantem descontos diários de até 70% tanto em compras no site quanto no app, além de vantagens exclusivas para clientes Amazon Prime.

semana do consumidor 2022
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

De toda forma, como ela disponibiliza descontos do dia 7 ao dia 15 de março, o ideal para não perder as promoções diárias é baixar o aplicativo e ativar as notificações para receber avisos sobre as promoções do Dia do Consumidor.

Por sua vez, a Americanas participa da data de 14 a 20 de março, também com descontos de até 70% em departamentos variados.

Ofertas interessantes ainda aguardam os assinantes da AME e a conta digital da empresa.

Já a Shopee divulgará promoções durante o mês inteiro, com foco no dia 15, onde o cliente “vira rei” no app segundo a própria plataforma em suas redes sociais.

Vale lembrar que a Shopee disponibiliza promoções diariamente e também em datas duplas (01/01, 02/02, 03/03, 04/04, 05/05, 06/06, 07/07, 08/08, 09/09, 10/10, 11/11 e 12/12). 

Confira mais lojas participantes e seus descontos durante a Semana do Consumidor 2022

Comprei em uma loja online. Quais são os meus direitos?

Como o próprio nome sugere, a semana do dia 15 de março é uma ocasião não apenas para encontrar promoções imperdíveis, mas reconhecer os direitos assegurados pela lei quando o assunto é a relação entre as empresas e seus clientes.

Por falar neles, aliás, sabia que existem direitos específicos para quem compra em lojas online? 

  • Arrependimento: Você pode devolver uma compra adquirida através da internet sem custos ou justificativa no prazo de 7 dias úteis;
  • Informações da empresa: a “Lei do E-commerce” exige que as empresas disponibilizem em seu site nome empresarial, CNPJ, endereço e contato;
  • Transparência na propaganda: o Código de Defesa do Consumidor define que toda publicidade online deve ser veiculada com transparência e objetividade;
  • Cumprimento da oferta: toda oferta deve ser cumprida, seja ela realizada pelo site, e-mail, redes sociais, banners, entre outros veículos.
  • Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD): toda loja online precisa aplicar políticas de privacidade e proteção de dados claras em sua plataforma, garantindo que não haja risco de vazamentos e acessos não autorizados.

Sobre o Melhor Plano

Fundado em 2015 e responsável pelo site Minha Conexão, o Melhor Plano é uma plataforma especializada na comparação imparcial e transparente de planos de telefonia e internet no Brasil.

O site, que faz parte do grupo Méliuz (CASH3), ajuda os consumidores a tomarem decisões mais assertivas por meio de comparadores individuais e para famílias de serviços do tipo controle e pós-pago.

Suas ferramentas também abrangem planos de internet banda larga, tv por assinatura, fixo, combos e serviços financeiros.

Até o momento, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas foram impactadas pela marca.

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