Arena Fonte Nova está pronta para receber público após 1 ano e 7 meses

O Bahia está pronto para receber o público de volta à Fonte Nova. O reencontro está marcado para esta terça-feira (12) contra o Palmeiras em partida válida pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Antes disso, foi criado um esquema para manter a segurança do evento, que vai reunir milhares de pessoas no estádio pela primeira vez após um ano e sete meses. A última partida com público no local aconteceu em 7 de março do ano passado, quando o Esquadrão venceu o Confiança, ainda pela Copa do Nordeste.  

Nesta segunda-feira (11), foi realizada um reunião entre representantes da Arena Fonte Nova, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), da Polícia Militar e do Bahia para definir últimos detalhes antes da partida. Serão recebidos apenas torcedores completamente imunizados (com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19), com uso de máscara obrigatório e em até, no máximo, 30% da capacidade do estádio.

Desde a última semana, o Bahia abriu um cadastro para que os sócios com acesso garantido comprovem que estão com regularizados com a vacinação. Com isso, a exclusividade para os sócios foi derrubada após ser constatado que ainda sobrariam lugares vagos. Aqueles que não são associados ao clube também conseguem comprar o ingresso. O Tricolor nem mesmo tem a expectativa de que todos os cerca de 15 mil lugares disponíveis sejam ocupados.

Apesar do retorno, alguns setores continuarão fechados, como todo o anel superior. Além disso, há fitas em determinadas cadeiras, para evitar aglomerações entre os torcedores. Também haverá pontos fixos de álcool em gel e as cadeiras passaram por um processo de desinfecção para seguir o protocolo sanitário.

Uma das principais medidas adotadas pelo governador Rui Costa ao liberar a presença de público foi vetar a venda de bebidas alcoólicas dentro das dependência dos estádios. Na Arena Fonte Nova, será vendida cerveja, mas zero álcool. Com isso, as preocupações se voltam para as aglomerações que devem acontecer no entorno do local, como as famosas concentrações dos torcedores na Ladeira da Fonte antes dos jogos.

Para isso, a operação do retorno do público aos estádios será composta por equipes da Prefeitura, como Guarda, Civil, Municipal, Semop, Sedur e Transalvador. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também fazem parte da ação que visa dar tranquilidade e segurança pra os torcedores, além de conter os excessos e garantir o cumprimento das medidas sanitárias.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *