Poluição sonora: compreenda o que é, suas causas e como evitar

Vive em uma cidade urbana e constantemente convive com o excesso de barulhos e ruídos?

Precisa conviver com o barulho do trânsito e obras diariamente?

Já perdeu noites de sono porquê não conseguiu ter silencio nem mesmo durante as madrugadas?

Então, você definitivamente está lidando com um dos principais problemas ambientais decorrentes de grandes centros urbanos, a chamada poluição sonora.

mulher deitada com insonia

O que é poluição sonora?

A poluição sonora acontece quando um determinado som altera em grandes níveis as condições normais de audição em um determinado ambiente.

Por exemplo, você sai para a rua e caminha até o supermercado para fazer suas compras da semana, caso nesse simples caminho você se sinta agoniado e até mesmo estressado devido ao barulho que o trânsito está causando significa que existe uma poluição sonora neste ambiente.

A poluição sonora consegue causar danos tanto a saúde física quanto mental da população, uma vez em que perturbam o chamado silêncio ambiental.

Segundo a Organização Mundial de Saúde os grandes centros urbanos podem emitir um barulho de no máximo 50 decibéis, porém esse nível chega a 90 a 100 decibéis.

O que causa poluição sonora?

Em um grande centro urbano as fontes da poluição sonora são diversas, confira algumas das principais e seus níveis em decibéis:

Trânsito

O trafego é um dos principais responsáveis pela poluição sonora, podendo vir desde uma buzina, freada mais brusca, um carro barulhento, etc. neste ambiente os níveis decibéis ficam entre 90 e 100 dB.

Canteiro de obras

Os mais diferentes tipos de obras utilizam dos mais diferentes maquinários para a construção, cada um deles emitindo níveis de ruídos diferentes, que.

luzes e som em show

Quando juntos, são capazes de se tornar uma grande dor de cabeça; neste ambiente os ruídos costumam ficar no mínimo entre 110 dB.

Restaurantes, baladas e festas

restaurantes e demais áreas ao ar livre podem facilmente passar dos 110dB.

Trafego aéreo

Apesar do trafego aéreo ser em menos quantidade do que o dos carros ainda assim é capaz de causar uma grande poluição sonora, um único avião produz no mínimo 130dB.

O que a poluição sonora pode causar ao ser humano

1 – Problemas auditivos

os efeitos negativos na audição são uma das principais consequências da poluição sonora na saúde do ser humano, possível até mesmo de causar a surdez total ou perca parcial da audição sendo necessário o uso de aparelhos auditivos.

2 – Problemas psicopatológicos

Causar problemas como respiração agitada, aumento da pressão arterial, dor de cabeça, gastrites, aceleração da pulsação, entre outros.

3 – Problemas psicológicos

Estresse, fadiga, depressão, ansiedade, histeria e indisposição.

4 – Alterações no sono

O nível máximo de ruídos para ter uma boa noite de sono é de 45dB; uma vez ultrapassado esse nível você poderá ter problemas com a insônia e a dificuldade de pegar no sono, atrapalhando todo o dia seguinte.

5 – Alterações na memória e atenção

Além de não ter uma boa noite de sono anterior, a presença da poluição sonora irá afetar a capacidade de concentração e levar a um baixo rendimento; atrapalhando as horas de estudo e trabalho, por exemplo.

homem com a mao na cabeca de nervoso

O que fazer para diminuir a poluição sonora

Sabemos que se é muito difícil lutar contra a poluição sonora, a mesma já possui esse próprio nome por causar efeitos e ruídos que vão além do nosso controle e não temos como acabar 100% com a mesma, porém, existem algumas dicas que podem lhe ser úteis para não sofrer ou diminuir os efeitos dessa poluição.

  • Caso seja muito afetado pela poluição sonora no seu ambiente residencial faça o investimento em isolamento acústico para sua casa, as opções são diversas e com certeza lhe entregarão um excelente resultado na luta contra os barulhos externos.
  • Evite locais com muito barulho e quando for necessário a presença por um longo período utilize protetores auditivos;
  • Quando frequentar show e casas noturnas evite ficar muito próximo das caixas de som;
  • Quando estiver num trânsito barulhento feche as janelas e não contribua com a poluição com o uso da buzina.

É importante ressaltar que, caso você viva em um ambiente com uma grande presença de poluição sonora é altamente recomendável que você faça uma visita a um otorrinolaringologista, o mesmo será capaz de realizar exames de audição e detectar possíveis perdas ou danos a sua saúde auditiva.

Deixe um comentário