Primeiros dias em casa com seu bebê recém-nascido

Você provavelmente já ouviu que tudo o que um bebê recém-nascido faz é comer, fazer cocô, chorar e dormir.

Parece simples, certo? Pode se tornar simples, mas é provável que não pareça assim à primeira vista.

Saber o que esperar de seu recém-nascido tornará seus primeiros dias juntos em casa um pouco menos cansativos.

Nossa principal dica é esperar a primeira semana em casa para depois começar a receber as visitas.

Sabemos que parentes e amigos ficam entusiasmados em levar um presente para o recém-nascido, mas para o bem de todos e principalmente do bebê evite essas visitas nos primeiros dias.

Esse artigo vai te ajudar a mapear o que está por vir após o grande regresso para casa.

Alimentação do recém-nascido

Como o estômago de um RN é minúsculo, eles precisam comer pequenas quantidades com frequência – cerca de 30 a 85 gramas por vez.

Alguns querem mamar ou tomar uma mamadeira a cada duas ou três horas, e outros sentirão fome com ainda mais frequência.

Enquanto alguns bebês anunciam sua fome com choro forte, outros dão pistas mais sutis, como chupar as mãos ou estalar os lábios e virar a cabeça em direção ao seio ou mamadeira.

Nos primeiros dias, os recém-nascidos geralmente perdem cerca de 7% do peso corporal.

Embora isso seja normal, você deve alimentar seu bebê a cada duas horas ou mais até que ele volte ao peso de nascimento.

As vezes é necessário acordar seu bebê para mamar e encorajá-lo gentilmente a permanecer acordado enquanto come.

Experimente despir seu bebê, acariciar sua cabeça ou costas, ou conversar com ele. O objetivo é que seu bebê volte ao peso de nascimento no check-up de duas semanas.

recem nascido em casa
Foto de Kampus Production no Pexels

Arrotos, soluços e regurgitar

Alguns recém-nascidos precisam arrotar com frequência, enquanto outros arrotam sozinhos e precisam de muito pouca ajuda sua.

Se o seu bebê estiver agitado ou parecer desconfortável durante ou após a mamada, essa é uma dica para colocá-lo para arrotar.

Não há necessidade de bater nas costas do seu bebê um movimento circular suave ou tapinhas suaves farão com que as bolhas apareçam.

Existem várias posições para tentar arrotar, incluindo segurar seu bebê com a cabeça apoiada em seu ombro, sentá-lo ereto em seu colo com os dedos de uma das mãos apoiando seu peito e queixo, ou colocar seu bebê de barriga para baixo em seu colo.

Não se assuste com soluços, pois eles são comuns e não causam nenhum mal estar ao bebê.

Da mesma forma, regurgitar durante e após as mamadas – seja em pequenas quantidades ou o que pode parecer a alimentação inteira – é normal.

Se o seu bebê regurgitar de forma excessiva, ou se ele também arquear as costas ou chorar, ele pode estar com um tipo de refluxo.

Xixi e cocô em recém-nascidos

Um recém-nascido amamentado terá pelo menos cinco fraldas molhadas por dia. Um bebê alimentado com fórmula pode ter até mais do que isso – até 10 por dia.

Há também uma grande variação para o que é considerado um número “normal” de evacuações.

trocar bebe recem nascido
Foto de William Fortunato no Pexels

Bebês amamentados tendem a fazer mais cocô do que os alimentados com fórmula porque a fórmula leva um pouco mais de tempo para digerir.

Mas a regularidade dos bebês amamentados pode variar amplamente: alguns vão tão raramente como uma vez a cada quatro ou mais dias até uma vez por mamada.

Bebês alimentados com fórmula geralmente fazem cocô algumas vezes ao dia, mas pode variar de um cocô a cada dois dias a vários cocôs por dia.

Acompanhe os horários de xixi e cocô de seu bebê, pois, o médico pode perguntar sobre a urina e os movimentos intestinais na primeira consulta.

Os primeiros movimentos intestinais – chamados mecônio – geralmente acontecem no primeiro dia ou dois após o nascimento (muitas vezes enquanto você ainda está no hospital.

Esses primeiros cocôs são pretos e têm uma consistência quase de alcatrão. De um bebê amamentado, esteja preparado para cocô que seja esverdeado, marrom claro ou amarelo-mostarda.

Os cocôs de um bebê alimentado com fórmula tendem a ser pastéis e variam de cor. Ligue para o médico se houver muco esbranquiçado ou estrias ou manchas vermelhas nas fezes do seu bebê, pois, isso pode indicar um problema (manchas vermelhas podem indicar haver sangue nas fezes do seu bebê).

A consistência do cocô normal também varia de muito mole a aguado, com bebês amamentados tendo cocô mais solto. Isso pode ser facilmente confundido com diarreia.

Basicamente, você quer ficar de olho em uma mudança no padrão ou consistência usual do seu bebê o que é reconhecidamente difícil quando o bebê está criando um padrão pela primeira vez. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

Chorando

Não há como evitar: seu recém-nascido vai chorar. A frequência, a dificuldade e a duração do choro do bebê são totalmente variáveis ​​e mudam com o tempo.

Nos primeiros dias, muitos recém-nascidos ficam extremamente quietos e sonolentos. Mas com duas semanas de vida, um recém-nascido típico chora cerca de duas horas por dia.

Com o tempo, ficará mais fácil descobrir por que seu bebê está chorando. Neste ponto, analise os culpados prováveis ​​- fralda suja, fome, cansaço, desconforto – e você provavelmente encontrará a fonte.

Caso contrário, outro motivo para agitação inicial pode ser a estimulação excessiva. Alguns bebês ficam agitados quando estão em meio a muita agitação ou atividade.

Haverá momentos, no entanto, em que seu bebê chora sem uma causa clara, e você precisa descobrir o que o acalma.

Lembre-se: não existe nada como mimar um recém-nascido , então responda ao seu choro com atenção e carinho.

Bebê dormindo bem
Bebê dormindo – Foto de William Fortunato no Pexels

Sono do recém-nascido

A minúscula barriga do seu recém-nascido provavelmente o impedirá de cochilar mais do que algumas horas antes de acordar para comer.

No entanto, todos os cochilos curtos vão se somar – seu recém-nascido dormirá cerca de 16 a 18 horas no total todos os dias.

Felizmente, os recém-nascidos têm a incrível capacidade de adormecer em praticamente qualquer lugar – na cadeirinha do carro, na cadeirinha do bebê, no berço ou nos braços.

Muitos recém-nascidos preferem o ajuste confortável de uma cadeirinha ou portador de bebê ao berço para dormir, porque os limites fechados os lembram de seu útero.

É por isso que tantos bebês adoram ser enrolados também. Estar confortavelmente embrulhado imita o ambiente ao qual seu bebê está acostumado e evita que um movimento reflexivo de um braço ou perna o acorde.

O Swaddle é um ótimo parceiro para esses momentos.

Não importa quando ou onde seu bebê dorme, sempre o coloque de costas e remova todos os cobertores soltos, bem como protetores, travesseiros, colchas e brinquedos para  reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil.

Além disso, nunca deixe um bebê dormindo sozinho em um sofá ou cama, pois o risco de rolar ou cair está sempre presente, mesmo que seu bebê ainda não consiga rolar sozinho.

O mais importante a destacar é que os recém-nascidos passam a primeira semana de vida adaptando-se ao novo ambiente.

O mundo exterior é muito diferente do útero, onde eles se sentiam protegidos da luz, dos ruídos e do frio.

Ajude seu bebê a se acostumar dando-lhe calor, amor, segurança, atenção e muitos abraços e sorrisos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *