Gamers ainda preferem consoles a smartphones: entenda

Apesar da popularização dos smartphones para jogar videogames, consoles ainda são as plataformas favoritas dos gamers

A praticidade de jogar em um celular é, de fato, muito grande: muitos já andam com seus aparelhos para todo lugar.

Então, basta instalar um aplicativo de jogo da sua preferência para ter horas de diversão.

Entretanto, apesar da praticidade dos smartphones, consoles ainda são a plataforma preferida para jogar seus jogos favoritos, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ainda que esses dispositivos sejam caros (e inacessíveis para alguns), eles ainda são os preferidos dos brasileiros.

Entenda mais sobre os hábitos dos gamers e suas preferências lendo o artigo completo a seguir!

Gamers ainda preferem consoles a smartphones
Photo by Denise Jans on Unsplash

O que são consoles e quais os principais do mercado?

Antes de explicar mais sobre os hábitos dos brasileiros ao jogar videogame, é preciso fazer uma pequena explicação sobre o que são consoles e quais os principais videogames comercializados no mercado.

Consoles são dispositivos eletrônicos com a função primária de jogar videogames. Apesar de ser possível realizar outras funções nesses aparelhos, como ouvir música ou acessar as redes sociais, seu foco principal é o uso de jogos.

Os principais consoles do mercado atualmente são: PlayStation 5, da Sony, Xbox (Series X e Series S), da Microsoft, e Switch, da Nintendo.

Esses consoles entregam tecnologia de ponta e inovações na jogabilidade para atrair cada vez mais jogadores e para produzir jogos cada vez melhores e mais imersivos.

Consoles: os favoritos dos brasileiros

Segundo a pesquisa da FGV, 41,9% dos participantes disseram preferir os consoles na hora de jogar videogames.

Em segundo lugar, estavam os jogadores de desktop, com 39,2%. Por fim, os que preferiam jogar por meio do celular correspondiam a 19%.

ideias brinquedos

Os consoles permitem ao jogador rodar seus jogos com facilidade. Sem precisar passar por configurações complexas, mesmo assim conseguem bons gráficos, resultando em uma experiência mais imersiva.

Os fãs do desktop (ou PC, como costumam chamar) precisam de um pouco mais de conhecimento sobre tecnologia.

No entanto, podem conseguir peças de qualidade e montar um computador gamer por um preço bastante atrativo, alcançando também uma performance muito boa em seus jogos.

É possível ver, de fato, que a votação foi bastante próxima. Então, ambos os públicos ocupam bastante espaço no mercado brasileiro de jogos de videogame.

Por fim, os usuários de celular são os que têm mais praticidade, pois podem jogar seus jogos quando e onde quiserem, pois a maioria das pessoas tem o hábito de andar com seu smartphone no bolso.

Jogando videogame no celular

Apesar de ter ficado em terceiro lugar para jogar videogames, os celulares são, de longe, os dispositivos mais usados entre os três para funções gerais: existem cerca de 242 milhões de smartphones no Brasil, mais do que a população do país!

Entretanto, como o smartphone é um dispositivo muito versátil, é possível que os usuários prefiram realizar outras atividades nesses aparelhos, como assistir a plataformas de streaming ou entrar nas redes sociais.

Onde fica a lixeira do celular1

Embora seja um dispositivo mais acessível para o brasileiro e permita jogar games mais recentes através da computação em nuvem, o smartphone ainda precisa conquistar um espaço maior no mercado brasileiro de games.

Outros hábitos dos gamers

A pesquisa mostra ainda outros dados importantes sobre o comportamento dos gamers no Brasil: mais da metade reserva entre 1 e 3 horas para jogar, e apenas 16,2% jogam por mais de 5 horas.

Além disso, mais da metade dos jogadores prefere jogar sozinho, enquanto 33,8% prefere jogar com amigos e 15,1% prefere jogar on-line.

Por fim, os gêneros de jogos favoritos entre os brasileiros são: ação e aventura (71%), RPG (50,6%), simulação (41,7%), estratégia (37,3%) e esportes (25,6%).

Deixe um comentário