Instagram para Empresas – Guia completo para negócios

Conquistar clientes pelo Instagram é o objetivo de muitas empresas que hoje estão nessa rede social.

O aplicativo conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, e desses 80% seguem marcas, de acordo com estatísticas do próprio Instagram.

Com esses dados, a cada dia aumenta o número de empresas que querem estar presentes na plataforma, que inclusive já somam mais de 25 milhões de perfis comerciais ao redor do mundo.

Por isso que não dá para negar que o Instagram é uma ferramenta essencial para negócios, principalmente no setor B2C.

Mas atingir o público certo, ganhar, aumentar e obter curtidas e gerar mais visualizações é um desafio e tanto, pois há necessidade da empresa se destacar entre os concorrentes.

Se você deseja isso, está no lugar certo. Nesse artigo vamos falar sobre o Instagram Business e como ele pode ser muito vantajoso para a sua empresa. Nos acompanhe na leitura

O que é uma conta Business no Instagram?

O Instagram for Business ou Instagram para Empresas é o modelo do aplicativo voltado para negócios.

Em relação aos perfis comuns, há algumas funções extras como acesso a dados e estatísticas e possibilidade de criar anúncios no feed para que apareçam para os usuários.

Instagram para Empresas

Também há possibilidade de inserir o nicho de mercado e endereço da sua loja, mas o maior benefício, a maior vantagem está no acesso a ferramenta analítica da plataforma.

Por meio dela, o administrador da conta consegue visualizar dados relacionados à performance da página e o comportamento dos seguidores.

Também conhecida como Instagram Insights ou Analytics, essa ferramenta ajuda o empreendedor a visualizar como a sua estratégia está chegando aos usuários, o que dá possibilidade de alterar, continuar ou investir mais nela.

Como usar o Instagram para empresas?

O primeiro passo para utilizar o Instagram para empresas é fazer o download do aplicativo na loja de aplicativos do seu celular.

Após isso, é preciso criar uma conta inserindo um e-mail e uma senha segura.

Depois que você criar a conta é hora de personalizá-la e esse é o momento mais importante pois é através das informações da sua empresa que você vai impactar quem visitar o seu perfil.

Para otimizar o seu perfil, de uma olhada nessas dicas:

  • Escolha o nome de usuário adequado
  • Escreva uma descrição explicativa
  • Defina a foto do perfil e garanta que ela esteja em boa resolução
  • Siga outros perfis
  • Informe aos seus seguidores que sua empresa também tem conta no Instagram.

Qual a importância do Instagram para empresas?

Mais do que ganhar curtidas, e ganhar visualizações no Instagram, você deve estar ciente que o Instagram é uma ferramenta de marketing poderosa para a sua empresa.

Utilizando o Instagram para empresas, seu negócio certamente vai atingir muito mais resultados do que se você estivesse usando seu perfil pessoal para divulgação dos seus produtos ou serviços.

Instagram para Empresas

A plataforma disponibiliza várias ferramentas interessantes como botão de telefone, possibilidade de incluir endereço e e-mail no perfil, e isso aumenta as chances de conversão, pois sua empresa se tornará mais acessível para o lead. 

Como já mencionamos anteriormente, para ter uma conta comercial no Instagram você precisa ter uma página empresarial no Facebook. 

Além de sincronizar as redes sociais, os anúncios são gerados por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook, e isso não pode ser feito de outra forma.

Quais as vantagens de ter um Instagram para a sua empresa?

Mais do que ganhar curtidas no Instagram, você deve ficar ciente que o Instagram vai gerar mais visibilidade para a sua empresa.

Atualmente, o digital e as vendas online são grande parte dos lucros das mais diversas empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte.

Além disso, por meio do Instagram é possível atingir usuários de cidades ou países que talvez você nunca conseguiria, utilizando apenas a sua loja física.

Com o Instagram para empresas você vai entender mais sobre o seu público e com isso, fica mais fácil direcionar o seu produto e sua estratégia de venda para as necessidades e vontades do seu público.

Você consegue ver qual é a porcentagem de homens e mulheres que seguem o seu perfil, a faixa etária, e onde seus seguidores estão.

Também é possível analisar os melhores dias e horários para postar seu conteúdo, número de vezes que seu conteúdo foi compartilhado e salvo, entre muitas outras ferramentas.

Além disso, por meio do Instagram é possível criar conteúdos pelos Stories, postagens no feed, Reels, lives e pelo IGTV, o que possibilita que você agrade a todos os tipos de público.

O Reels merece destaque aqui porque nas últimas pesquisas, foi constatado que ele tem gerado mais engajamento do que o feed. Por isso, sempre busque aumentar as visualizações no reels, e também conquistar, porque isso vai render bons frutos para a sua marca.

Como criar uma conta no Instagram para minha empresa?

Após a criação da página da sua empresa no Facebook, você deve seguir os seguintes passos:

  • Cadastre-se em uma conta do Instagram e escolha um nome de usuário que represente a sua empresa, como o nome dela. Você pode incluir underlines, números, caso precise diferenciar o nome de outro já existente.
  • Adicione uma foto do perfil, uma biografia e um link que direcione o usuário para o seu site
  • Mude para um perfil comercial, clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito, selecione e toque para mudar para o perfil comercial.
  • Vincule sua conta a outros sites de compartilhamento de terceiros, e isso permitirá que você compartilhe fotos nesses serviços e criará também uma nova história no Instagram para todos que seguirem você no Facebook.
  • Use marcas de pesquisa, para se conectar ao seu público, as hashtags ajudam muito nesse sentido.

Depois de criar o perfil é só começar a compartilhar conteúdo. Você também pode promover suas publicações para alcançar um número maior de pessoas, além dos seus seguidores. Isso também pode ser feito do seu celular

Como funciona o perfil profissional do Instagram?

Mais de 69 milhões de pessoas usam o Instagram no Brasil e por meio dele você tem acesso a métricas e anúncios.

Por isso, empresas de todos os segmentos começaram a aderir ao aplicativo, como mais uma chance de capturar leads e conquistar novos clientes.

Procure fazer suas postagens nos dias ideais para o seu público. Essa informação estará na ferramenta de negócios do perfil.

Os horários ideais garantem maior engajamento com seu público e assim pessoas interessadas no seu produto ou serviço, o que pode fazer muito a diferença. 

Conclusão

Conquistar curtidas no Instagram e postar conteúdo para conseguir mais curtidas não é o suficiente para divulgar seus produtos e serviços.

O perfil pessoal do instagram dispõe somente das funções básicas para produzir conteúdo, que são ideais para quem compartilhar fotos e vídeos para seus seguidores. Já o Instagram para empresas possibilita que você vá além dos seus seguidores e alcance mais pessoas.

É uma ferramenta completa para se comunicar com o público e divulgar produtos e serviços. A plataforma ainda disponibiliza dados que, se usados de forma estratégica, estreitam a relação com os clientes e ampliam a divulgação da marca.

Se você quer melhorar a presença do seu negócio na internet não pode deixar de ter uma conta profissional no Instagram. 

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