O que são cidades sustentáveis e qual o real impacto delas no clima global?

Você já ouviu falar em cidades sustentáveis? Entenda a importância e o impacto positivo dessas cidades no meio ambiente. A sustentabilidade é um tema que ocupa uma posição de destaque nos debates sobre o futuro do planeta.

Incluir pequenos hábitos no nosso dia a dia, como escolher um transporte inteligente, como uma bicicleta econômica, adotar bons hábitos de consumo de água e dar uma atenção especial à destinação dos resíduos pode fazer toda a diferença.

Além da responsabilidade individual de cada cidadão, comissões internacionais têm buscado meios de incentivar uma transformação das comunidades, e é justamente aqui que entra o conceito de cidades sustentáveis.

O que são cidades sustentáveis
Photo by Logan Armstrong on Unsplash

O que são cidades sustentáveis?

O termo “cidades sustentáveis” foi criado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) e pela União Internacional de Telecomunicações (ITU).

Os órgãos criaram, em conjunto com mais de 300 especialistas de todo o mundo, uma definição de cidades sustentáveis, listando as boas práticas que as cidades precisam implementar para receber esse título. 

Para ser considerada uma cidade sustentável, ela precisa ser inovadora, garantindo práticas de eficiência urbana nas operações e nos serviços, atendendo às metas de respeito ao meio ambiente, à economia, à cultura e à sociedade.

Somado a isso, precisam utilizar serviços de comunicação, informação e tecnologia para garantir práticas alinhadas com a sustentabilidade.

Desde 2015, quando foram criados os indicadores de monitoramento das cidades sustentáveis, são divulgadas as iniciativas adotadas pelas cidades mais sustentáveis do mundo.

Essa divulgação tem o objetivo de incentivar as boas práticas em todo o planeta. 

No Brasil, por exemplo, há uma série de medidas que podem contribuir para a redução de emissão de dióxido de carbono, como investimento em serviços públicos de transporte, distribuição de energia elétrica e utilização de equipamentos mais modernos. 

Quais são as principais cidades sustentáveis atualmente?

Atualmente, a lista de cidades sustentáveis que se destacam estão concentradas principalmente na Europa e na Ásia. Conheça algumas delas a seguir.

  • Barcelona: localizada na Espanha, uma das iniciativas adotadas pelo governo local foi a distribuição de mais de 20 mil sensores pela cidade. Esses sensores captam dados de qualidade do ar, mobilidade e temperatura. Tais dados são utilizados para pesquisas e novos negócios com foco no desenvolvimento de ações de sustentabilidade.
  • Hong Kong: a cidade chinesa é conhecida pelo grande percentual de participação na emissão de poluentes. Desde 2015, a cidade tem trabalhado para reduzir essa emissão e já conseguiu diminuir o consumo energético em 8%, reutilizando 1,64 milhão de toneladas de resíduos sólidos. 
  • Oslo: o foco da cidade norueguesa está na redução do uso de veículos movidos por combustíveis fósseis. Por isso, o governo incentiva a aquisição de carros elétricos. Até 2025, estima-se que todos os carros na cidade sejam movidos por eletricidade. 
  • Amsterdã: a cidade holandesa é conhecida pela sua mobilidade urbana e o uso de bicicletas. Desde 2009, o governo lançou novas iniciativas que visam reduzir ainda mais a emissão de carbono. Entre essas iniciativas, estão a utilização de sensores em locais públicos para que o aquecimento e a iluminação só seja ligado quando houver pessoas no local. 
  • Copenhague: a famosa cidade dinamarquesa é considerada um exemplo em termos de sustentabilidade. O governo local usa dados gerados em tempo real para melhorar os serviços públicos e diminuir os índices de poluição. Copenhague deve ser uma das primeiras grandes cidades do mundo a se tornar totalmente neutra em emissões de carbono no meio ambiente.

hvgh gh g

Como adotar hábitos sustentáveis na sua rotina? 

Como você viu, as iniciativas dos governos são fundamentais para a redução da emissão de gases poluentes. Enquanto as grandes mudanças não acontecem, a dica é mudar pequenos hábitos na sua casa. Confira algumas das nossas dicas:

  • use transporte público ou opte pela bicicleta;
  • economize água, tomando banhos mais rápidos e evitando deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes;
  • aproveite todas as partes dos alimentos;
  • evite o consumo de ultraprocessados;
  • separe o lixo corretamente;
  • economize energia elétrica;
  • reutilize embalagens; e,
  • aposte na reciclagem.

Pequenas mudanças quando implementadas por muitas pessoas podem fazer toda a diferença. Por isso, faça a sua parte e contribua para garantir um futuro verde para o nosso planeta. 

Deixe um comentário