É seguro comprar eletrônicos em lojas online?

É seguro comprar eletrônicos em lojas online? Conheça quais as vantagens de comprar eletrônicos pela internet, além de conferir quais os cuidados para realizar uma compra segura.

Comprar online tornou-se uma ação, praticamente, diária. As lojas de e-commerce tiveram um grande crescimento nos últimos anos, e já existem muitas lojas convencionais que abriram um espaço para permitir compras online, seja de alimentos, roupas, artigos para jardinagem, entre outros, como é o caso da grande procura por eletrônicos.

Muitas lojas, inclusive, oferecem preços mais baixos do que o estipulado por lojas de eletrônicos físicas.

Você pode até utilizar o cupom de desconto kabum em suas compras online, por exemplo, pois há muitas lojas de eletrônico que oferecem cupons promocionais para os clientes economizarem e não abandonarem o carrinho de compras.

A facilidade de encontrar qualquer produto na internet com apenas um clique, mesmo produtos que você não tem ao seu alcance nas lojas que conhece, é um dos grandes benefícios de fazer compras online.

Outro dos grandes benefícios é a comodidade de ter seu pedido entregue na sua porta e, portanto, não é necessário se deslocar ou percorrer os corredores das lojas em busca do que deseja.

Confiram a seguir se é seguro comprar eletrônicos em lojas online, quais as principais vantagens, e cuidados a serem tomados:

comprar online na internet

É seguro comprar eletrônicos em lojas online?

Assim como qualquer produto disponível em lojas online, ao comprar eletrônicos é preciso ter cuidado, a fim de evitar golpes e perder seu dinheiro.

Devido ao crescimento do mercado online de eletrônicos, muitas lojas online estão oferecendo itens como celulares, tablets, notebooks, entre outros. Mas o que mais causa dúvida nos consumidores é se a prática de compras pela internet é segura, e a resposta para essa questão é: Sim!

Comprar pela internet é seguro, inclusive, grandes lojas como a Magazine Luiza, Apple, Samsung, Casas Bahia, Carrefour, Kabum, entre outros, realizam a venda de eletrônicos e diversos outros itens.

Ao realizar a compra online, o cliente recebe a nota fiscal do produto, e pode realizar o rastreio de sua encomenda através do próprio site de vendas, empresa de logística contratada pelo distribuidor ou site dos Correios.

Caso o produto não chegue à residência ou apresente defeitos, o cliente pode entrar em contato com a loja online para solicitar a troca, devolução e reembolso.

Para isso, basta verificar as políticas de compra do site.

Se o cliente preferir, também há a opção de realizar a compra online e retirar diretamente na loja. No entanto, esse serviço está disponível apenas para lojas online de empresas que possuam estabelecimentos físicos.

As lojas online de eletrônicos possuem configurações de pagamento seguro, evitando a cópia e vazamento de dados financeiros, devido aos programas de alta tecnologia e criptografia.

Cuidados ao comprar eletrônicos em lojas online

Primeiramente, é preciso verificar a reputação da loja online em que deseja realizar a compra, para isso, basta acessar sites como o Reclame Aqui, Youtube, e verificar o depoimento de clientes que já efetuaram compra no mesmo site o que é valido para loja de game por exemplo.

Ao realizar sua compra, você receberá a nota fiscal por e-mail e terá a possibilidade de imprimir a mesma.

Sempre guarde sua nota, pois a mesma serve como documento de contestação, além de ser essencial para solicitar serviços como troca e devolução de pedidos.

Sempre que receber um e-mail com o nome da loja, verifique cuidadosamente o endereço da URL e compare se é o mesmo da loja.

Jamais informe dados como código de segurança do cartão e senha, através do e-mail.

Vantagens de comprar eletrônicos em lojas online?

Confiram quais as vantagens de realizar compras pela internet:

Conforto e facilidade

Entre as principais vantagens de comprar eletrônicos pela internet que os clientes encontram, está a possibilidade de acessar produtos que estão longe de sua área, comprando sem a necessidade de perder tempo em filas e fazendo isso todos os dias a qualquer hora.

Outras vantagens são a possibilidade de rastrear, a todo o momento, onde o pacote está, verificando o trajeto desde o envio para transportadora até a entrega em sua residência.

Ofertas com desconto

Você pode verificar as ofertas em diversas lojas sem sair de casa, para comparar qual o valor se encaixa dentro do orçamento. Além da possibilidade de utilizar cupons de desconto em sua compra.

Formas de pagamento

As lojas online oferecem diferentes opções de pagamento para seus clientes, bem como, parcelamento em cartão de crédito, boleto bancário, transferência e Pix.

Variedade de produtos

Na internet encontramos os mais variados produtos, como é o caso dos eletrônicos, há diferentes marcas, modelos e aparelhos equipados com alta tecnologia, desde os mais antigos até os mais recentes do mercado.

Você pode comprar produtos em lojas nacionais e internacionais, como desejar.

Dicas para comprar eletrônicos em lojas online com segurança

Depois saber quais as vantagens de comprar pela Internet e o que fazer para saber se um site é seguro e permite que você faça esse tipo de compra sem preocupações, vamos dar algumas dicas que vão garantir que suas compras na Internet sejam seguros.

Senha de acesso em lojas

Ao criar uma conta no site da loja, evite usar senhas fáceis para que ninguém possa acessá-la. Recomenda-se combinar letras maiúsculas e minúsculas com números e não colocar datas de aniversário ou nomes de parentes próximos, além de usar senhas diferentes em cada conta.

Compre sempre em páginas web de marcas reconhecidas

Pesquisando na Internet você pode encontrar referências ou opiniões de outros clientes que o ajudarão na decisão de comprar ou não, embora você não deva confiar em uma única fonte de informação.

Examine a página da web e sua URL

Se o endereço começar com HTTPS e houver um cadeado, significa que as informações que ele transmite são criptografadas, portanto é seguro comprar, além de garantir que as informações sobre a loja apareçam na web: responsável, contato ou localização.

Você também deve prestar atenção à sua aparência visual, pois erros ortográficos ou uma interface caótica, excessivamente simples ou mal organizada podem dar pistas sobre se é uma farsa.

Utilize se possível, um cartão ou conta de uso exclusivo para efetuar pagamentos pela internet e preferencialmente crédito em vez de débito, uma vez que estes dispõem de proteção legal que lhe permite combater a sua utilização fraudulenta. Se você usar uma conta apenas para isso, garantimos que, em caso de fraude, todo o seu dinheiro não seja roubado.

Métodos de pagamento

Certifique-se de que sua conexão com a internet esteja segura antes de efetuar o pagamento. Além disso, use métodos de pagamento seguros que permitem evitar surpresas desagradáveis ​​na hora de comprar.

Não use uma conexão Wi-Fi pública para fazer pagamentos, pois elas não oferecem garantias de segurança e é mais fácil que suas informações sejam roubadas.

Descontos suspeitos

Cuidado com grandes pechinchas, como descontos muito importantes. Se a oferta for muito boa, provavelmente é apenas uma mensagem chamativa para você cair em um golpe.

Revise as operações bancárias após realizar a compra para verificar se foi cobrado apenas o preço do produto adquirido e se não há operações suspeitas em sua conta bancária.

Conheça seus direitos

Você pode desistir de uma compra em até 14 dias após a realização da mesma, sem precisar dar explicações e sem nenhum custo. Você deve se certificar de que pode fazer uso dessa opção e monitorar a reação do vendedor ao fazê-lo para ver se é uma farsa.

Comprar com segurança e aproveitar ao máximo a Internet é possível, basta saber como fazê-lo.

Deixe um comentário