O que faz um advogado tributarista?

O advogado tributarista é especialista em Direito Tributário sendo, portanto, responsável por cuidar de assuntos relacionados a tributação, atuando em questões judiciais sobre o assunto. É fato que o Brasil possui uma legislação tributária bastante complexa e para uma empresa, a atuação desse advogado pode ser estratégica, a fim de evitar qualquer tipo de conflito com órgãos fiscalizadores e até mesmo reduzir despesas com impostos. Portanto, se você precisa de um escritório de advocacia especializado, continue acompanhando o post de hoje e entenda melhor sobre o assunto.

 

O que faz um advogado tributarista?

 

De forma resumida, o advogado tributarista atua em assuntos relacionados ao pagamento de impostos e tributos. Nesse sentido, de forma preventiva ele irá elaborar um planejamento tributário, garantindo que a empresa pague os impostos e demais taxas de forma otimizada.

 

Então, além de ações de prevenção, o advogado irá acompanhar os processos de execução fiscal, visando defender o patrimônio de seus clientes. Sendo assim, ele também atua na recuperação de créditos tributários, como o ressarcimento de IPI e a restituição de INSS, por exemplo.

 

Importância do planejamento tributário

 

O planejamento tributário é a forma mais eficaz que uma empresa tem para reduzir os custos com tributação, que sabemos serem bem altos no Brasil. Portanto, o planejamento irá contemplar todas as maneiras de evitar que a empresa não se torne obrigada a pagar determinados impostos ou taxas.

 

Ele começa com a escolha do melhor regime para a empresa, considerando seu perfil e faturamento anual. Então, o advogado com todo seu conhecimento irá orientar o gestor a fazer a melhor escolha. Cada um deles possui suas características e antes de optar por um específico, é importante realizar projeções e simulações para analisar os prós e contras. Inclusive, a atividade desenvolvida pela empresa também pode interferir significativamente na escolha mais adequada, assim como a área de atuação.

 

Outros serviços

 

Como falamos, o advogado tributário pode executar diferentes trabalhos em uma empresa, além do planejamento. A orientação tributária, por exemplo, é uma consultoria para aqueles que estão passando por uma fase difícil em que as taxas e impostos estejam onerando o caixa. Também é possível realizar a recuperação de créditos tributários, contendas judiciais ou administrativas, etc.

 

Portanto, esse profissional do direito, possui grande importância no mercado, sendo responsável por guiar sua empresa, além de ajudar a economizar e manter-se dentro da lei. Sendo assim, é importante que ele seja visto como um investimento para seu negócio, pois irá promover muitos benefícios a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *