Dor nas articulações à noite: causas, sintomas e tratamentos

Você costuma sentir dor nas articulações à noite? Sabe o que isso pode significar? É só continuar neste artigo que iremos falar tudo o que precisa saber sobre esse assunto.

Se você já experimentou dor nas articulações à noite, sabe como pode ser frustrante e difícil dormir. A dor nas articulações pode ser causada por uma variedade de fatores, desde artrite até lesões.

Então, se você quer entender um pouco melhor a respeito desse assunto, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.

O que é dor nas articulações?

A dor nas articulações é uma condição que afeta a saúde das articulações. É uma sensação desconfortável ou dolorosa que pode ser leve ou intensa.

Além disso, a dor nas articulações pode afetar qualquer articulação do corpo, como o joelho, ombro, cotovelo, tornozelo, dedos das mãos, pés e outras.

Mas, a depender do local da dor, o sintoma pode surgir devido algum problema subjacente, como esporão no calcanhar ou algo do gênero.

Quais são as causas da dor nas articulações à noite?

A dor nas articulações pode ocorrer a qualquer momento do dia, mas muitas pessoas experimentam dor nas articulações à noite.

Entretanto, existem várias causas comuns para, tais como:

Artrite

A artrite é uma das principais causas de dor nas articulações, ainda mais em pessoas idosas. No entanto, pode sim acometer pessoas de qualquer idade.

Em suma, a artrite é uma condição inflamatória das articulações que pode ser causada por desgaste natural, infecção ou doenças autoimunes.

A dor nas articulações à noite é um sintoma comum da artrite, em especial em pessoas com artrite reumatoide.

Lesões ou estiramentos

Lesões ou estiramentos nas articulações também são capazes de causar dor nas articulações à noite. Isso pode ocorrer devido a lesões recentes ou antigas que não obtiveram o tratamento adequado.

Além disso, a dor nas articulações devido a lesões, na grande maioria das vezes, piora à noite, quando a pessoa está inativa.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor muscular e nas articulações. A dor também pode ser pior à noite, e muitas pessoas com fibromialgia relatam ter dificuldade para dormir.

Gota

A gota é uma condição em que os cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações, algo que também pode causar dor nas articulações, especialmente à noite.

No entanto, a gota é mais comum em homens e pode ter como causa uma dieta rica em purinas, histórico familiar ou outras condições de saúde.

Outras causas

Existem outras causas menos comuns de dor nas articulações à noite, como bursite, tendinite e osteoartrite.

Nesses casos, o mais adequado é sempre procurar por ajuda médica, até mesmo para que o profissional possa realizar o diagnóstico adequado e indicar um tratamento precoce.

Por que a artrite piora à noite?

A artrite é uma das principais causas de dor nas articulações à noite. Isso acontece porque durante o dia, as articulações são mais utilizadas e, por consequência, mais aquecidas e lubrificadas.

À noite, quando o corpo está em repouso, a temperatura e a lubrificação diminuem, causando mais dor e rigidez nas articulações.

Além disso, a produção do hormônio cortisol, que ajuda a controlar a inflamação, também é reduzida à noite, o que agrava o quadro de artrite.

Quais alimentos pioram a artrite?

Alguns alimentos podem piorar a artrite e, por consequência, aumentar a dor nas articulações à noite. Dentre eles, mencionamos os seguintes:

  • Alimentos ricos em açúcar: o açúcar pode desencadear uma inflamação no corpo, piorando a dor nas articulações.
  • Alimentos ricos em gorduras trans: as gorduras trans também são inflamatórias e podem piorar o quadro de artrite.
  • Alimentos ricos em ácido úrico: o ácido úrico pode se acumular nas articulações, causando dor e inflamação.

Mas, assim como a alimentação inadequada pode piorar a dor à noite, uma dieta correta pode oferecer diversos benefícios.

As dietas hipercalóricas, aliadas a um bom plano de exercícios, são capazes de fazer com que os pacientes obtenham uma significativa melhora dessas dores.

Qual o melhor anti-inflamatório para dor nas articulações?

O melhor anti-inflamatório para dor nas articulações depende do tipo e gravidade da condição que está causando a dor.

Em casos leves, analgésicos e anti-inflamatórios comuns podem ser suficientes para aliviar a dor. Já em casos mais graves, é necessário recorrer a medicamentos mais potentes, como corticoides e imunossupressores.

Porém, é necessário ressaltar que o uso prolongado de anti-inflamatórios pode causar efeitos colaterais, como problemas no estômago e rins.

Por isso, é fundamental seguir as orientações médicas e não fazer uso indiscriminado desses medicamentos.

Quais são os demais sintomas da dor nas articulações à noite?

Os sintomas da dor nas articulações à noite variam de pessoa para pessoa, a depender da causa subjacente.

No geral, muitos pacientes costumam relatar sentir dor no ombro associada à dor no braço, algo que pode acontecer devido a posição em que dormem.

Mas, dentre os sintomas mais comuns, podemos mencionar os seguintes:

  • Dor nas articulações intensa ou leve;
  • Sensação de queimação ou formigamento nas articulações;
  • Rigidez nas articulações, especialmente após períodos de inatividade;
  • Inchaço ou vermelhidão nas articulações;
  • Dificuldade em dormir devido à dor nas articulações.

Quais são os tratamentos para dor nas articulações à noite

Dentre as formas mais eficazes de tratar a dor nas articulações à noite, podemos citar as seguintes:

Medicamentos

Os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação nas articulações. Os medicamentos sem prescrição médica, como o paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor leve.

Medicamentos prescritos, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou corticosteroides, podem ser necessários para dor e inflamação mais intensas.

Exercícios de alongamento

Existem diversos exercícios de alongamento que são capazes de ajudar a aliviar a dor nas articulações, sendo que o seu fisioterapeuta pode indicar quais são os mais eficazes para o seu caso.

O alongamento pode ajudar a melhorar a flexibilidade e reduzir a rigidez nas articulações, algo extremamente benéfico para diminuir sintomas de dor.

Nesse caso, a nossa dica é que você fale com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Dessa forma, ele poderá lhe dar algumas dicas para tratar os sintomas e ainda evitar outros problemas, como câncer de pele na região da virilha ou mesmo alguma lesão em decorrência de exercícios feitos de maneiras incorretas.

Fisioterapia

A fisioterapia pode ser recomendada para ajudar a melhorar a função articular e reduzir a dor nas articulações.

Um fisioterapeuta pode prescrever exercícios específicos para ajudar a melhorar a mobilidade e a flexibilidade das articulações.

Alterações na dieta

Algumas mudanças na dieta podem ajudar a reduzir a dor nas articulações, haja vista que existem alimentos que podem contribuir para que esse problema cresça.

Uma dieta rica em antioxidantes, como frutas e vegetais, pode ajudar a reduzir a inflamação nas articulações.

Além disso, procure evitar alimentos processados ​​e ricos em gordura saturada, que podem piorar a dor nas articulações.

Terapias complementares

Algumas terapias complementares, como acupuntura, massagem e ioga, podem ajudar a aliviar a dor nas articulações.

Mas, antes de procurar por terapias complementares, não deixe de conversar com o seu médico, até para que ele possa lhe oferecer uma orientação mais propícia.

Prevenção da dor nas articulações à noite

Existem algumas coisas que você pode fazer para prevenir a dor nas articulações à noite, tais como:

  • Manter um peso saudável para reduzir a pressão sobre as articulações;
  • Exercitar-se de forma regular para manter as articulações saudáveis ​​e reduzir a rigidez;
  • Usar sapatos confortáveis ​​e que se encaixem corretamente para reduzir o estresse nas articulações;
  • Evitar atividades que causem dor nas articulações, como correr em superfícies duras;
  • Manter uma boa postura para reduzir a tensão nas articulações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *