Polícia Federal aperta o cerco contra aplicativos de boxes de streaming pirata

Sites e aplicativos estão sendo tirados do ar e alguns aparelhos para iptv estão sendo apreendidos na receita.

O que ocorreu foi que recentemente o Ministério Público e Segurança Pública acionou a segunda fase da Operação 404 (aludindo ao erro 4040 quando não é possível acessar uma página).

O trabalho está sendo realizado em cooperação com a Polícia Civil e as autoridades estão investigando a pirataria digital contra provedores de IPTV pirateados e serviços irregulares de streaming.

As buscas identificaram várias plataformas e aplicativos ilegais com faturamento anual somado de  mais de R$ 94,5 milhões.

futebol ao vivo
Streaming ilegal – Reprodução

Polícia Federal aperta o cerco contra aplicativos de streaming piratas.

Quem utiliza aplicativos ilegais para assistir futebol ao vivo, lutas e filmes, como os famosos futemax futebol ao vivo hoje ou Futebol play, é bom tomar cuidado.

Recentemente a polícia tem ido atrás não somente dos donos desses sites e aplicativos, mas também de quem consome esse tipo de conteúdo.

Como se dava a pirataria?

Como parte do esquema de pirataria de IPTV, os suspeitos capturaram o sinal e conseguiram transmitir ilegalmente o conteúdo dos assinantes para vários serviços do setor.

O investigado espalhou publicidade em sites piratas que trouxeram dinheiro para os proprietários do domínio.

Na prática, foi apurado um faturamento anual de R $ 94,5 milhões na conta bancária de uma das metas.

Quem assiste filmes e jogos comete crime?

Via de regra, a lei brasileira não considera crime o download ilegal de músicas, filmes e séries.

Até o momento, apenas fazer o consumo próprio, ou seja, assistir somente por diversão sem ter o objetivo de conseguir lucro, não se enquadra na descrição de crime no Direito Penal Brasileiro.

Ou seja, se você apenas assistir, sem cobrar o acesso ou vender nada estaria teoricamente dentro da lei.

Ações da polícia tem se intensificado

A polícia prendeu recentemente várias pessoas e deletou vários sites. Além da apreensão de equipamentos vendidos.

A ação da Polícia Civil nos nove estados, coordenada pelo MJSP, contou com o apoio de inúmeras empresas vinculadas ao setor audiovisual no Brasil e até mesmo em Hollywood: a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), a Motion Picture Association (MPA), que une produtores americanos e Netflix.

A operação 404 está na fase três; Em estágios anteriores, as agências de aplicação da lei emitiram 55 mandados de busca e apreensão e baniram 462 sites e 162 aplicativos de streaming ilegais.

Vários sites famosos foram colocados off-line e vários dispositivos foram confiscados com as receitas chinesas importadas recentemente.

Em conclusão

Bom pessoal, é importante sempre ficarmos atentos para não utilizar nenhum desses apps e não incorrer em nenhum tipo de crime ou associação indevida.

Novidades iremos agregar em breve na matéria! Deixe sugestões de matérias nos comentários, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.